INFLAÇÃO

Preço dos aluguéis sob pressão com IGP-M de quase 30% em 12 meses

IGP-M, indicador usado como base de reajuste em boa parte dos contratos de locação, acumula variação de 29,94% nos últimos 12 meses. Especialistas recomendam que inquilinos e proprietários negociem correção menor para preservar a relação comercial

Fernanda Strickland
postado em 26/02/2021 06:00
 (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Quem mora de aluguel está preocupado — e tem motivos para isso. O Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M), usado no reajuste anual de boa parte dos contratos de locação, subiu 28,94% nos últimos 12 meses, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo cálculo.

Para especialistas do mercado imobiliário, um aumento desse tamanho é pesado demais para os inquilinos, ainda mais neste momento de crise e perda de renda. Mas os proprietários também podem se prejudicar no caso de rescisão do contrato, pois ficarão sem o rendimento. Por isso, o conselho é que as partes negociem um acordo.

“No Brasil, o custo de moradia já beira 30% (da renda). O que deve existir é sempre um encontro de interesses, os inquilinos conversarem com os proprietários e, dentro da realidade, ver o que é passível de mudança”, disse o CEO da Sindona Incorporadora, Bruno Sindona.

Ele observa que a alta do IGP-M decorre de fatores como a escassez de produtos durante a pandemia. “Na construção civil, por exemplo, o ferro subiu quatro vezes o valor, porque as empresas pararam de produzir, os estoques foram acabando, as pessoas precisavam tocar as obras e assim, os preços disparam”, afirma. Outro fator que também influenciou foi a alta do dólar e de itens que são afetados pela moeda, como a gasolina. “Somado a isso, há muita pressão de demanda, pois muita gente precisou mudar de casa, de espaços maiores, o que auxiliou o aumento nos aluguéis.”

Dário Ferraço, sócio da SF Consultoria Imobiliária, também recomenda a negociação de um reajuste mais em conta. “Se um inquilino é bom e mantém os pagamentos em dia, é interessante para o proprietário que ele permaneça no imóvel”, explicou.

O professor, Matheus Nascimento, 23 anos, mora com a esposa e a filha em Santa Maria e, em três anos no mesmo apartamento, não sofreu nenhum aumento, ao contrário de outros moradores do condomínio. “Negociei com a proprietária do imóvel, pois não teria condições de arcar com o aumento total do aluguel”, disse.

* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação