Benefício social

Guedes: novo auxílio emergencial será entrada para o Renda Brasil

Ministro da Economia, Paulo Guedes condiciona a liberação do benefício à aprovação da PEC de Guerra. E projeta queda do PIB menor do que 4%. Dado será divulgado nesta quarta-feira

Simone Kafruni
postado em 02/03/2021 20:03 / atualizado em 02/03/2021 20:04
 (crédito: AFP / EVARISTO SA)
(crédito: AFP / EVARISTO SA)

Em entrevista a uma rádio, nesta terça-feira (02/03), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo precisa da aprovação da PEC Emergencial, que libera Orçamento de Guerra, para dar início à nova rodada do auxílio emergencial. E disse que, no fim das parcelas, o benefício será sucedido por um programa de renda básica. “Estamos repondo a camada de proteção social com o auxílio, que tem que engatar no Renda Brasil, que é é de natureza diferente. Mas vamos fazer isso com sinais de responsabilidade fiscal”, ressaltou.

Porém, Guedes reforçou que, para disparar as novas parcelas do auxílio, é preciso aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial. “A PEC vai criar contrapartidas e regulações para compensar o gasto e evitar o endividamento”, disse. “Precisamos de um protocolo para controlar crises fiscais”, completou.

O ministro também projetou uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020 menor do que 4%. O dado deve ser divulgado nesta quarta-feira (03/03) pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE). “No início da pandemia, a previsão era queda de 9%. O PIB da Inglaterra caiu 9%; o da Itália, 7,8%; o da França, 6,5%; e o da Alemanha, 5%. O do Brasil deve sair amanhã abaixo de 4%”, comparou.

Congresso

Segundo Guedes, a mudança na presidência das duas Casas Legislativas permitirá que as pautas avancem. “Havia uma pauta de centro esquerda travando a nossa agenda de centro direita.” Agora, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deram uma demonstração “de cooperação com a independência”, avaliou o ministro.

Com a pauta afinada entre os poderes, Guedes diz que as reformas serão retomadas. “Vamos ter auxílio, reformas e vacinação. O Brasil deve crescer entre 3% e 3,5% este ano. Vamos desembocar em um programa de geração de emprego e renda, que já estamos desenhando. Vamos renovar a verde amarela e reforçar o Bolsa Família com o Renda Brasil, sem aumentar impostos. Podemos substituir, simplificar. Mas não conte conosco para aumentar imposto”, alertou Guedes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação