INVESTIGAÇÃO

CVM investiga ganho ilícito com ações da Petrobras na bolsa

De acordo com informações, alguns investidores ganharam muito dinheiro com opções de venda de ações da Petrobras, em operações atípicas, que sugerem o uso de informação privilegiada

Vera Batista
postado em 03/03/2021 06:00
 (crédito: Biva/Divulgação
)
(crédito: Biva/Divulgação )

Diante de denúncias de informação privilegiada sobre a demissão de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras e da pressão de parlamentares por explicações sobre o possível ganho irregular com as ações da petroleira, a Comissão de Valores Mobiliários admitiu que está investigando o movimento, sem dar maiores detalhes. “A CVM acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário. A autarquia não comenta casos específicos”, destacou, em nota.

Com a divulgação de provável operação irregular, ontem, parlamentares dos partidos Cidadania e PDT requisitaram ao presidente da CVM, Marcelo Barbosa, a instauração de inquérito para apurar o uso de informação privilegiada em transações com opções de venda da Petrobras na tarde de18 de fevereiro, antes da live em que o presidente Jair Bolsonaro anunciou que “alguma coisa” iria acontecer com a Petrobras. A informação foi publicada pelo Jornal O Globo.

De acordo com informações, alguns investidores ganharam muito dinheiro com opções de venda de ações da Petrobras, em operações atípicas, que sugerem o uso de informação privilegiada. O lucro pode ter chegado a R$ 18 milhões em transações com mais de 4 milhões de opções de venda, a PETRN 265, em uma jogada arriscada que dependia do conhecimento e ou fé extraordinária de que o preço da ação da estatal iria cair.

A operação ocorreu cerca de 20 minutos após Bolsonaro ter se reunido com os ministros Bento Albuquerque, das Minas e Energia; Paulo Guedes, da Economia; Tarcísio Freitas, da Infraestrutura; além de Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política; Walter Braga Netto, da Casa Civil; e Augusto Heleno, da Segurança Institucional.

Mais tarde, com a afirmação de Bolsonaro de que o encontro foi para discutir medidas de redução dos preços dos combustíveis e que alguma coisa iria “acontecer na Petrobras”, a queda das ações foi inevitável e os investidores posicionados em opções de venda por um preço maior tiveram lucro aproximado de 11.125%, segundo as notícias. Informação privilegiada é crime punido com pena de um a cinco anos de prisão e multa de até três vezes o valor conseguido de forma ilícita. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação