CB.Agro

"Estamos numa situação privilegiada por sermos o país do agronegócio"

Auditor fiscal federal agropecuário Alexander Dornelles comenta sobre as mudanças no agronegócio em razão da pandemia e quais as expectativas para o futuro em entrevista ao Correio nesta sexta-feira (19/3)

Pedro Ícaro*
postado em 19/03/2021 18:56 / atualizado em 19/03/2021 18:57
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

O Brasil é o país do agro e, nesse momento difícil, é o setor que está sustentando a economia, visto que as pessoas estão em isolamento e, consequentemente, consumindo mais. É o que afirma Alexander Dornelles, auditor fiscal federal agropecuário que atua no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, pelo Ministério da Agricultura, nesta sexta-feira (19/3), em entrevista ao CB.Agro, programa realizado em parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília.

“É um momento muito triste de recolhimento, de desafios, de perdas. No entanto, o setor agropecuário tem nos trazido muitas e ótimas notícias nos últimos anos apesar das coisas ruins que a gente tem vivido na pandemia. Alguns países do mundo nesse momento de restrição estão tendo dificuldade de fornecer alimentos para as famílias, então, apesar de todo o desafio, nós estamos vivendo uma situação privilegiada por sermos o país do agronegócio”, explicou.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que até 2030 o Brasil seja o maior produtor e fornecedor mundial de alimentos. Já o Ministério da Agricultura dos Estados Unidos mostra que o Brasil chegará ao posto antes, em 2027.

“A Confederação Nacional da Agricultura, no final do ano passado, mostrou uma análise que fizeram. De 5,1 milhões de produtores, 300 mil concentram 85% de todo o valor bruto da produção. Se conseguirmos pegar esse outros, que não estão entre os 300 mil, cerca de 4,8 milhões, para que eles aumentem a capacidade produtiva, nós vamos ter um aumento muito grande. E essa é minha crença pessoal pela minha experiência de 30 anos no agro”, afirmou o auditor da pasta de Agricultura.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação