DISCREPÂNCIA

Renda de servidor cresce quase três vezes mais que a de trabalhador privado

Período analisado pela consultoria IDados, com base em número da Pnad Contínua, é de 2012 a 2020

Sarah Teófilo
postado em 06/04/2021 16:45
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Entre 2012 e 2020, o rendimento do servidor público com carteira assinada cresceu 20,4%, enquanto que para o trabalhador do setor privado o crescimento foi de 7,1%, valor quase três vezes menor. Entre os militares e servidores estatutários (concurso público), o crescimento no período foi de 13,1%.

Os dados são da consultoria IDados, com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, observando toda a série histórica disponível — entre o primeiro trimestre de 2012 até o quatro trimestre de 2020. Pesquisador da consultoria, Bruno Ottoni aponta que desde o início da série histórica é possível identificar uma vantagem explícita no setor público.

No primeiro trimestre de 2012, a renda real no setor público já era 56,9% maior que a do setor privado, quando o salário médio mensal habitual na área era de R$ 2.190 enquanto no setor público era R$ 3.437. Já os últimos dados analisados, do quarto trimestre do ano passado, mostram que essa diferença subiu para 76,4%. A diferença entre a renda do trabalhador privado e do militar e estatuário, no ano passado, é ainda maior, de 91,1%.

Assim, para Ottoni, o que se percebe é que não apenas a renda real habitual média do setor público é muito maior que a do privado, mas que a diferença vem aumentando. “Isso provavelmente se deve a características do setor público, como correção monetária e ajustes automáticos dos salários, progressão de carreira garantida e maior estabilidade, que não são tão frequentes no setor privado”, disse, conforme texto enviado por sua assessoria.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação