MUDANÇAS

João Roberto Marinho assume presidência do Conselho do Grupo Globo

O comunicado afirma que não houve mudanças nem na composição do controle das empresas nem nas atribuições do colegiado

Agência Estado
postado em 28/04/2021 19:21 / atualizado em 28/04/2021 19:21
José Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho (com óculos e camisa social clara) -  (crédito: Divulgação/Grupo Globo)
José Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho (com óculos e camisa social clara) - (crédito: Divulgação/Grupo Globo)
O Grupo Globo comunicou nesta quarta-feira, 28, uma mudança em seu Conselho de Administração. A presidência do colegiado será assumida por João Roberto Marinho, que substituirá seu irmão Roberto Irineu Marinho no cargo. Irineu Marinho passará agora para a vice-presidência do conselho.
Ainda fazem parte do conselho José Roberto Marinho (também vice-presidente), além de Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega (que permanece na presidência executiva do Grupo Globo).
O comunicado afirma que não houve mudanças nem na composição do controle das empresas nem nas atribuições do colegiado.
"Em 2018, tomei a decisão de deixar a presidência executiva do grupo e entregá-la a Jorge Nóbrega, que vem exercendo-a com a garra e o brilhantismo de sempre. Naquela ocasião, combinei com meus irmãos que também deixaria a presidência do conselho de administração num futuro próximo", disse Irineu Marinho, em comunicado aos funcionários da companhia.
O executivo entrou no grupo aos 18 anos, por influência do pai, Roberto Marinho, tendo presenciado toda a evolução do setor de comunicação desde então, do canal aberto à era da internet, passando pela TV por assinatura.
"Meu pai, mais por intuição do que por planejamento, quis engajar os filhos nos negócios, não somente para educá-los, mas para tirar de nós uma visão mais contemporânea, tão essencial ao sucesso", disse, na carta aos funcionários.
Outros cargos
João Roberto Marinho continuará também à frente do conselho editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo, explicou o comunicado. O executivo também seguirá na presidência da Fundação Roberto Marinho.
"Ao longo dos últimos 20 anos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho empreenderam um grande esforço na construção de um modelo de governança para o Grupo Globo que busca alcançar as melhores práticas corporativas do mercado", disse Jorge Nóbrega, presidente executivo do grupo, no comunicado.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.