Agência Estado
postado em 30/04/2021 17:31 / atualizado em 30/04/2021 17:31
O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) publicou nesta sexta-feira (30/4) seu Relatório de Supervisão e Regulação, publicação semestral na qual informa sobre seu trabalho para promover a segurança e a solidez do setor bancário.
No documento, o Fed nota que a recuperação após o choque da covid-19 "não é completa". "Diante disso, o Federal Reserve continua a monitorar de perto a exposição de riscos dos bancos, o desempenho de crédito e as operações", afirma.
O Fed avalia que o sistema bancário dos EUA tem mostrado resistir aos choques, e considera que as posições de capital e liquidez das instituições financeiras "seguem robustas".
Segundo o BC dos EUA, os bancos entraram na pandemia com "posições de capital e liquidez fortes", o que permitiu enfrentarem a situação. No último ano, a liquidez bancária também aumentou, com um "crescimento forte nos depósitos".
De acordo com o Fed, a lucratividade dos bancos retornou em sua maioria aos níveis pré-covid-19. O BC também destaca o papel importante das instituições no Programa de Proteção à Folha de Pagamentos (PPP, na sigla em inglês), mas destaca que o crescimento dos empréstimos pelos bancos "tem sido lento", para além dos empréstimos no âmbito do PPP.
Saiba Mais
- Mundo 'Nada mudou' com chegada de Biden ao poder nos EUA, dizem imigrantes
- Política CPI é "conspiração orquestrada contra o governo", diz Marcos Rogério
- Diversão e Arte Renegado lança clipe de 'Nosso carnaval', 3º single do projeto '1221'
- Brasil Jairinho é acusado de torturar filhos de outras ex namoradas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.