Em uma reunião bilateral, realizada nesta sexta-feira (21) representantes do Brasil e da Etiópia discutiram o aprofundamento das relações entre os dois países. Também foi colocado em debate o conflito que ocorre na fronteira com o Sudão, que leva a população local a necessitar de ajuda humanitária. O conflito já dura anos, e envolve ainda a construção da chamada Grande Represa do Renascimento, sobre a bacia hidrográfica do Nilo. A obra é uma iniciativa etíope, e o Sudão afirma que encher a barragem prejudicaria suas represas.
Participaram do encontro Redwan Hussien, Ministro de Estado de Assuntos Políticos da Etiópia e o embaixador Kenneth Nóbrega, Subsecretário para Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A Etiópia tem interesse em expandir as relações com o Brasil, especialmente nas áreas de segurança e infraestrutura.
O Brasil tem interesse em expandir a cooperação econômica, especialmente nas áreas de produção de algodão, manejo de solos ácidos, manejo florestal e aumento da produção de café. As nações mantêm relações de amizade há 70 anos. Outra área de interesse de ambos os países é aumentar o fluxo de turistas.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.