Crime cibernético

Casa Branca diz que ofereceu assistência à JBS por ataque cibernético

Em conversa com repórteres a bordo do avião presidencial, a porta-voz explicou que a empresa foi alvo de uma ofensiva ransomware, em que os criminosos bloqueiam acesso ao sistema infectado e cobram espécie de resgate para a liberação

Agência Estado
postado em 01/06/2021 16:24
 (crédito: PATRICK HAMILTON/ AFP )
(crédito: PATRICK HAMILTON/ AFP )
A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, informou nesta terça-feira que a JBS notificou, no último domingo, ter sido vítima de uma ataque cibernético e está recebendo assistência do governo norte-americano.
Em conversa com repórteres a bordo do avião presidencial, a porta-voz explicou que a empresa foi alvo de uma ofensiva ransomware, em que os criminosos bloqueiam acesso ao sistema infectado e cobram espécie de resgate para a liberação.
Jean-Pierre disse que a filial da processadora brasileira nos Estados Unidos revelou que os hackers estão ligados a uma quadrilha "provavelmente baseada na Rússia".
Segundo ela, autoridades americanas "estão diretamente engajadas com o governo russo para expressar a mensagem a mensagem de que estados responsáveis não refugiam criminosos de ransomware".
A secretária acrescentou que a Casa Branca ofereceu assistência e está em contato constante com as lideranças da JBS e que o Departamento de Energia está avaliando os possíveis impactos do ataque na oferta de carne no país.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.