Juros

Taxas de juros começam semana de agenda cheia com ajuste em baixa

O tom positivo dos mercados globais também ajuda para um início de sessão dos DIs para baixo.

Agência Estado
postado em 21/06/2021 10:29 / atualizado em 21/06/2021 10:29
As taxas dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) iniciam a semana em leve baixa, mais acentuada nos contratos mais longos em meio à queda moderada do dólar futuro. O tom positivo dos mercados globais também ajuda para um início de sessão dos DIs para baixo.
O DI para janeiro de 2022 abriu esta segunda-feira, 21, a 5,610% ante 5,631% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2023, a 7,16% ante 7,23% na sexta-feira. O DI para janeiro de 2025, a 8,31% ante 8,35% no último ajuste. O DI para janeiro de 2027, a 8,76% ante 8,82% na última sessão. O DI para janeiro de 2029, a 9,06% ante 9,12% no ajuste anterior.
Na avaliação de Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria, o fato de a projeção do IPCA para 2022 não ter sido aumentada, como era esperado, ajuda na baixa dos DIs. "Na Focus, a estabilidade da expectativa para o IPCA de 2022 (em 3,78%) traz um mínimo alívio, o que pode permitir um leve ajuste nos DIs após a reação excessiva ao Copom", escreveu. No caso da projeção do IPCA para 2021, o Relatório de Mercado Focus trouxe nova elevação da projeção mediana do mercado - de 5,82% para 5,90%. Para a Selic no fim deste ano, também houve novo aumento - de 6,25% para 6,50%. Esses ajustes eram esperados pelo mercado.
Da agenda brasileira, o destaque amanhã é a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). No comunicado da semana passada, quando o colegiado elevou a Selic para 4,25% ao ano, o tom havia sido considerado "hawkish" (duro e propenso a juros mais altos) pelo mercado financeiro.
Nesta segunda-feira, às 15h, haverá reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN). Na quinta-feira, será divulgado o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), e na sexta-feira, o IPCA-15. "A ata do Copom e o RTI são ambos valiosos documentos para refinar a retórica do BCB junto ao mercado", escrevem os analistas da LCA.
No exterior, a agenda da semana também traz eventos e indicadores a serem monitorados, como a participação, amanhã, do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em audiência na Câmara dos Representantes (terça-feira). Hoje, o mercado ficará atento ao discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, na Cúpula de Líderes Políticas Femininas (9h30) e no Parlamento Europeu (11h15). Na sexta-feira, o discurso do presidente da distrital de St. Louis, James Bullard (não vota), reforçando o teor "hawkish" do Federal Reserve na semana passada contribuiu para a desinclinação da curva de juros futuros no Brasil. Amanhã, haverá decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e, na sexta-feira, divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA de maio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.