PROGRAME-SE

Agências do INSS só abrem hoje onde feriado foi antecipado

Em algumas cidades onde houve antecipação do feriado, as agências funcionarão normalmente apenas nesta quinta-feira

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas hoje e amanhã, devido ao feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo autorizado pela Portaria Nº 6.146, de 1º de junho de 2021, informa o órgão.

Em algumas cidades onde houve antecipação do feriado, as agências funcionarão normalmente apenas nesta quinta-feira. É o caso, por exemplo, da capital paulista e cidades do grande ABC. Também funcionarão as agências de Vitória (ES), Divinópolis (MG), além das unidades dos Estados da Paraíba e Piauí.

O fechamento no feriadão pode prejudicar os segurados que estão precisando dos serviços da Previdência. O instituto, porém, alega que está informando aposentados, pensionistas e outros beneficiários sobre a suspensão do atendimento.

“O INSS está entrando em contato com segurados que possuem agendamento nas agências, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, algumas pessoas podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado que possui horário agendado deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento”, informou o INSS, em nota.

Muitos serviços do INSS podem ser acessados a distância pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, tira dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal, lembra o INSS.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

A partir deste mês, o INSS voltou a exigir que aposentados e pensionistas façam a prova de vida — exigência anual que, se não cumprida, pode acarretar a suspensão dos benefícios. A medida havia sido suspensa no ano passado, no início da pandemia, para evitar aglomeração nas agências bancárias. (VB)