Governo

Guedes reafirma que Bolsa Família será "resgatado" no fim do ano

Em audiência pública nesta quarta-feira (07/07), Ministro da Economia falou sobre extensão do benefício por mais três meses e intenção do governo em "aterrissar" nos novos programas sociais

Fernanda Fernandes
postado em 07/07/2021 00:00 / atualizado em 07/07/2021 20:41
 (crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)
(crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar, durante audiência pública realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), nesta quarta-feira (07/07), sobre a prorrogação do auxílio emergencial por mais três meses e sobre a intenção do governo em um novo “Bolsa Família”, ao fim do benefício. Segundo Guedes, o cenário ainda preocupante da pandemia foi determinante para a decisão da extensão das parcelas, pagas a 39,1 milhões de brasileiros de baixa renda.

“A pandemia nos recomendou a renovação do auxílio. Muita gente diz para parar com o benefício, mas, há 60 dias, estávamos com mais de 4 mil mortes por dia. Então renovamos por quatro meses e estendemos, agora, por mais três meses”, disse o ministro.

De acordo com o chefe da equipe econômica, a previsão do governo é controlar o avanço epidemiológico da pandemia até outubro, quando acaba o auxílio, “como descrito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga”.

“Os governadores, mesmo os de oposição, estão dizendo que terão a população adulta toda vacinada em meados de agosto e início de setembro. As mortes estão em declínio, as internações estão caindo e , aparentemente, teremos o controle da situação da pandemia em três ou quatro meses”, comentou o ministro.

Além do auxílio emergencial, Paulo Guedes afirmou que foram renovados programas de crédito “bem sucedidos”, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O ministro afirmou que, com o fim do auxílio emergencial, o governo dará início aos “novos programas sociais”.

“Renovamos o benefício e lá na frente iremos aterrissar nos novos programas sociais. Em novembro ou dezembro já resgataremos o Bolsa Família”, reforçou Paulo Guedes.

Reação econômica

Durante sua participação na audiência pública da CFFC, Paulo Guedes reforçou que o auxílio emergencial tem como função beneficiar aqueles em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. E que a economia brasileira ia bem no período em que o benefício foi extinto — entre janeiro e março deste ano.

“O auxílio foi para ajudar os mais frágeis. Durante os meses em que ficou sem cobertura (do auxílio), a economia já estava se levantando”, afirmou o ministro. Segundo ele, o Brasil entrou em 2021 com saldo positivo de empregos e foi exemplo econômico para o mundo, durante a crise sanitária mundial.

“A democracia brasileira deu exemplo de resiliência e de flexibilidade, e reagiu melhor do que os mais avançados países, que deveriam ter melhores respostas que a nossa, mas quem deu as melhores respostas na crise fomos nós. Nosso saldo de empregos em 2020 foi de 140 mil positivos”, comentou Guedes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação