LDO

Comissão de Orçamento aprova relatório preliminar da LDO de 2022

Votação ocorreu apenas cinco dias depois de instalação do colegiado. Deputados e senadores têm até esta quarta-feira (14/7) para apresentar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias

Fernanda Fernandes
postado em 12/07/2021 15:46 / atualizado em 12/07/2021 15:47
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, hoje, o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. O parecer final não acatou nenhuma das 19 emendas apresentadas pelos parlamentares até agora. Em um dos processos mais céleres da CMO, foram cinco dias desde a instalação da Comissão, no dia 7/7, até o início da deliberação de emendas, na manhã de hoje. Senadores e deputados têm até quarta-feira (14/7), às 12h, para apresentação de proposições ao texto.

O relatório preliminar traz parâmetros econômicos sobre o cenário fiscal e projeções da LDO para o ano que vem. O anexo “Metas Fiscais Anuais”, que integra o PLDO 2022, ressalta que os efeitos econômicos decorrentes da pandemia de coronavírus (covid-19) se revelaram devastadores, e “permanece elevado o nível de incerteza para prever a intensidade, a extensão e a duração da pandemia e, consequentemente, a magnitude de seus reflexos sobre o nível de atividade econômica global e doméstica”.

De acordo com o deputado Juscelino Filho (DEM/MA), relator da LDO, a análise geral de conjuntura é positiva, mas é preciso ter atenção ao cenário social, ainda delicado. "Apresentamos a conjuntura macroeconômica com foco no cenário fiscal, acreditando na recuperação da economia em 2022. Mas estamos atentos ao delicado momento do cenário social que ainda perdura", afirmou.

Com o curto prazo estipulado, as discussões sobre emendas à LDO têm sido impulsionadas entre os parlamentares. Também na manhã de hoje, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou emenda que dispõe sobre o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, e deve ser apresentada anexada à CMO para apreciação nesta terça (13/7).

A data para votação do relatório final da LDO, tanto pela CMO quanto pelo plenário, ainda não foi agendada, o que coloca em risco o anseio do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de votar a matéria antes do recesso parlamentar, com início em 17 de julho. Caso o prazo seja insuficiente, permitirá o funcionamento de todas as estruturas do legislativo, incluindo a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, durante o recesso, devido ao "recesso branco” (não obrigatório).

Orçamento para Infraestrutura deverá ganhar comitê

Um dos temas levantados durante a deliberação das emendas, nesta segunda, foi a inconclusão de obras do governo, especialmente as que correspondem ao plano nacional para a construção de 2.600 creches. De acordo com o senador Wellington Fagundes (PL-MT), existem mais de 2 mil creches inacabadas, gerando "desperdício inaceitável de recursos públicos”.

Segundo a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), presidente da CMO, a Comissão deverá apresentar ao plenário a proposta de criação de um comitê voltado para a finalização de obras de infraestrutura, sobretudo as creches citadas pelo senador.

“É importante terminar essas creches, pois dizem respeito à manutenção das famílias, e são uma preocupação das mulheres que não têm onde deixar os filhos para poder trabalhar”, disse Rose de Freitas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação