5G

Edital do leilão do 5G deve ser votado em 18 de julho no TCU, diz Fábio Faria

Se todos os prazos forem cumpridos, é possível que o leilão para a exploração da nova tecnologia pelas operadoras de telecomunicações seja realizado em 30 de agosto

Izael Pereira
postado em 14/07/2021 17:44 / atualizado em 14/07/2021 17:46
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse na tarde de desta quarta-feira(14/7), em entrevista que já foi agendo no TCU o dia da votação do edital do 5G. Segundo Fábio Faria, o edital será votado em 18 de agosto, às 10h, em reunião extraordinária no TCU, e a área técnica deverá entregar o edital do gabinete do relator no dia 8 de agosto.

Após a votação no TCU, “em até cinco dias o edital será encaminhado para a Anatel. Falei agora com o presidente da Anatel, e ele disse que, devido à grande interação entre Anatel, TCU e Ministério das Comunicações, ele consegue publicar em até sete dias o edital pela Anatel", disse Faria, na coletiva.

Se os prazos forem cumpridos, é possível que o edital do leilão seja divulgado em 30 de agosto. Questionado se até julho do ano que vem o 5G estará em funcionamento, Faria disse que sim. "As empresas de telecomunicações disseram que as obrigações do edital para colocar (5G) nas capitais estão mantidas. Inclusive, até o fim desse ano podemos ter algumas capitais com 5G funcionando de acordo com o feedback que eu recebei das empresas."

Sobre a participação das empresa fornecedoras dos equipamentos no leilão do 5G, o ministro disse que “quem vai participar do edital não são as empresas, são as empresas de telecomunicações, são elas que vão fazer o lances para adquirir as faixas de transmissão”.

Sobre a rede a rede privativa do governo, Faria disse que que foram colocadas no edital, “restrições para o que o governo considera áreas sensíveis, área de governo, ministérios  Forças Armadas. Essas áreas ficaram dentro de uma rede privativa que, aí sim, tem restrições, e o governo vai decidir quais áreas eles vão colocar dentro do  box seguro, que é a rede privada”.

Pontos nas áreas rurais

Segundo o ministro, até 2022, vinte ponto de G5 deverão estar instalados no país. “Estamos avançando sim, nós teremos 20 pontos no país que serão doados pelas empresas de telecomunicação. Vamos agora para o Paraná, o próximo ponto é Londrina, na Embrapa, no próximo mês”.

Além das áreas rurais, Fabio Faria disse também que o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, levará pontos para outros locais. “Não só nas áreas rurais, o ministro da infraestrutura, ministro Tarcísio, está escolhendo alguns pontos. Nós vamos levar para portos, aeroportos, pra que a população tenha noção do que vai ocorrer com o 5G.

Segundo o ministro, a maior expectativa é com o agronegócio, que deve ter grande crescimento. “Nós teremos um aumento muito grande no agronegócio brasileiro, a expectativa é que o agro tenha uma crescimento no PIB de 20% ao ano, porque toda a linha de produção estará conectada. Então vai aumentar muito mais a eficiência, economicidade. Por isso a gente tá fazendo alguns pontos, e a turma do agro... Nós precisamos urgentemente do 5G aqui para ficarmos mais competitivos frente aos outro países”, destacou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação