home office

Ipea: 11% dos trabalhadores estiveram em trabalho remoto em 2020 no Brasil

Região Sudeste concentrou maior parte dos profissionais nesta situação

Fernanda Strickland
postado em 15/07/2021 13:43 / atualizado em 15/07/2021 13:45
 (crédito: Docusing)
(crédito: Docusing)

Nesta quinta-feira (15/7), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma análise sobre o trabalho remoto no Brasil em 2020, ao longo da pandemia de covid-19. Os pesquisadores utilizaram dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que compilaram e consolidaram os resultados de maio a novembro do ano passado.

Na média, a população ocupada e não afastada no país foi de 74 milhões de pessoas, sendo que 8,2 milhões, ou seja, 11% exerceram suas atividades laborais de forma remota.

O estudo mostrou o seguinte perfil médio dos trabalhadores em home office na pandemia em 2020: 56,1% eram mulheres, 65,6% eram brancos, 74,6% possuíam escolaridade de nível superior completo, 31,8% estavam na faixa de 30 a 39 anos, e 63,9% estavam empregados no setor privado.

Na análise do percentual de pessoas ocupadas em cada atividade, em média, 51% das pessoas na atividade de educação privada estavam em trabalho remoto. Esse percentual foi de 38,8% no caso do setor financeiro privado e 34,7% na atividade de comunicação privada. Os menores percentuais estavam nas atividades de agricultura (0,6%), logística (1,8%) e alimentação (1,9%).

Nas três esferas da administração pública, em média, 40,7% das pessoas empregadas no âmbito federal, 37,1% no âmbito estadual e 21,9% no âmbito municipal estavam em trabalho remoto. Mas os pesquisadores observaram um baixo contingente de profissionais de saúde e de segurança pública nesta situação.

Regionalmente, em média, a região Sudeste concentrou o maior contingente de profissionais em trabalho remoto em 2020: 4,7 milhões de pessoas, o que correspondeu a 58,2% do total de trabalhadores nessa situação. Em contrapartida, os trabalhadores da região Norte representaram apenas 3,3% do total de pessoas trabalhando em casa no país. Nas demais regiões, os percentuais de trabalho remoto foram de 7,7% na região Centro Oeste, 14,5% no Sul e 16,3% no Nordeste.

*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação