Mercado S/A

Amauri Segalla amaurisegalla@diariosassociados.com.br

Correio Braziliense
postado em 20/07/2021 23:38
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“O movimento (de delivery) representa a principal transformação do varejo brasileiro em muitos anos. Agora, as entregas são expressas mesmo”

 

Americanas lança delivery de 30 minutos
No início da pandemia, a promessa das empresas de comércio eletrônico era entregar as encomendas em no máximo 24 horas. Depois, no mesmo dia da compra. Agora, a Americanas levou o conceito da velocidade ao extremo. A empresa diz que será capaz de enviar itens de supermercados e restaurantes em até meia hora. Por enquanto, o projeto chamado Americanas Delivery está restrito a poucas cidades do Espírito Santo (a capital Vitória, Guarapari, Serra e Vila Velha), além de Niterói, no Rio de Janeiro. Até o final do ano, o modelo será expandido para a região do ABC Paulista e a meta é chegar a 100 centros urbanos em 2022. A corrida do delivery tem como protagonistas gigantes como Mercado Livre e Amazon, que entregam no mesmo dia, mas apenas em algumas capitais, produtos comprados em suas plataformas. O movimento representa a principal transformação do varejo brasileiro em muitos anos. Agora, as entregas são expressas mesmo.

 

Ausência de público na Olimpíada causará prejuízos de US$ 800 milhões
O veto a torcedores na Olimpíada de Tóquio custará caro aos organizadores. Pelas projeções, a ausência de público nas arenas causará prejuízos de US$ 800 milhões. O governo japonês, ressalte-se, tem culpa direta nesse cenário. Números oficiais da Organização Mundial da Saúde indicam que apenas 30% dos japoneses foram vacinados com ao menos uma dose. Para efeito de comparação, no Brasil — país que demorou para iniciar seu programa de imunização — o índice está em torno de 40%.

 

Apple adia retorno ao trabalho presencial
O que era para ser um símbolo da retomada das atividades no Vale do Silício virou uma grande decepção. A Apple informou que o retorno de seus funcionários à sede de Cupertino, na Califórnia, será adiado em pelo menos um mês. Programada para setembro, a volta agora ficou para outubro, ou até depois disso. O motivo é o avanço dos casos de covid-19 causados pela variante indiana Delta. Outras empresas instaladas no histórico Vale deverão seguir o mesmo caminho. Como se vê, a pandemia não acabou.

 

Empresas brasileiras embarcam para Nova York
Não é apenas o mercado acionário brasileiro que receberá um número recorde de aberturas de capital. Até o início do ano que vem, pelo menos 10 companhias nacionais deverão ir para a bolsa de Nova York. O banco Nubank puxa a fila, com previsão de estreia no começo de 2022. Entre os nomes com planos para desbravar o mercado internacional estão as empresas de pagamentos Ebanx e Elo Cartões, a plataforma de criadores de conteúdo Hotmart e a firma de comércio digital Vtex.

 

“Daqui 10 anos, quando a gente olhar para trás, possivelmente o Marco Legal do Saneamento será o evento que foi, na história recente, o que mais contribuiu para a redução de desigualdade social do Brasil”
Gustavo Montezano, presidente do BNDES

 

6,7%
deverá ser o aumento da produção de aço no Brasil em 2021, segundo projeções do mercado. O número é um importante termômetro da retomada da economia

 

Rapidinhas

• O comércio eletrônico avança no mundo da moda. Na C&A, as encomendas digitais aumentaram 180% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020. Na Riachuelo, as compras online dispararam 253% em 2021 na comparação com um ano atrás. A tendência obriga as empresas a lançar novidades numa velocidade cada vez maior.

• O aumento da demanda levou as companhias aéreas Tap e Copa a aumentar as frequências no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Desde o último final de semana, a Copa passou a operar aos domingos, segundas-feiras e quintas-feiras. Por sua vez, a Tap programou novos voos para agosto, sempre às quintas-feiras, sábados e domingos.

• A rede social chinesa Tik Tok alcançou uma marca impressionante. No segundo trimestre, os downloads da plataforma de vídeos curtos chegaram a 3 bilhões. É a primeira vez que um aplicativo que não pertence ao Facebook, de Mark Zuckerberg, atingiu esse número. Além do Facebook, apenas Instagram, Messenger e WhtasApp haviam conquistado tantos fãs.

• Um estudo do Banco Mundial trouxe perspectivas pessimistas para o mercado de trabalho do Brasil. Segundo o relatório, os estragos provocados pela pandemia deverão afetar o nível de emprego e os salários por até nove anos no país. Os maiores prejudicados serão os trabalhadores com menor qualificação.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Behrouz Mehri/AFP
    Behrouz Mehri/AFP Foto: Justin Sullivan/AFP - 28/4/17
  • Behrouz Mehri/AFP
    Behrouz Mehri/AFP Foto: Behrouz Mehri/AFP

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação