Reforma tributária

Câmara deve votar nesta quarta-feira requerimento que acelera reforma no IR

Se for aprovado, projeto que altera as regras do Imposto de Renda e regulamenta a tributação de lucros e dividendos pode ser votado direto no Plenário, sem passar por Comissão Especial

Israel Medeiros
postado em 04/08/2021 13:57 / atualizado em 04/08/2021 14:01
 (crédito: Michel Jesus)
(crédito: Michel Jesus)

A Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta-feira (4/8) um requerimento de urgência para a tramitação do projeto da reforma tributária que altera as regras do Imposto de Renda e cria a taxação de dividendos PL 2.337/2021. O projeto é relatado pelo deputado Celso Sabino (PSDB/PA), que entregou uma nova versão do seu parecer na terça-feira (3).

O requerimento está na pauta do Plenário e foi apresentado pelo relator junto a outros deputados do Centrão e aliados do governo. Nesta quarta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encaminhou a proposta para uma Comissão Especial que tem como objetivo debater o texto.

Se o requerimento de urgência for aprovado, no entanto, o PL pode ir direto para o Plenário e ser aprovado a toque de caixa — a exemplo de outros projetos de interesse do governo aprovados no primeiro semestre. Na justificativa do requerimento, o relator não apresenta argumentos que expliquem a necessidade de tramitar o projeto com rapidez.

O relator limita-se a dizer que o texto é uma “oportunidade de avaliação da tributação da renda em nosso país” e que “a reduzida tributação das classes mais abastadas é notória”, o que intensifica a desigualdade social. “Ademais, verifica-se o movimento global de redução da carga tributária das pessoas jurídicas, com a consciência de sua importância para a retomada econômica”, pontua Sabino.

Entre as principais críticas de especialistas ao projeto estão a falta de transparência do relator sobre os impactos fiscais das mudanças feitas por ele e a rapidez com que o Congresso e o governo estão tratando o tema.

Na primeira versão do relatório, a perda de arrecadação da União prevista com o projeto estava na casa dos R$ 30 bilhões. Ao apresentar novo relatório ontem, Sabino afirmou que a perda de arrecadação foi corrigida e que as contas públicas ficarão neutras. Ele não apresentou, no entanto, os dados e os cálculos que comprovam isso.

Entre as principais mudanças feitas no segundo parecer está a exclusão de empresas que compõem o Simples Nacional da lista de pessoas jurídicas a serem tributadas na distribuição de lucros e dividendos. Ficarão isentas aquelas que têm faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Também foram incluídos no novo parecer o fim dos Juros sobre Capital Próprio (JCP), isenção de tributação de fundos de pensão e fundos imobiliários e uma alíquota menor, de 5,88% para lucros e dividendos recebidos via fundos de investimento.

Sabino apresentou o texto aos líderes partidários da Câmara nesta quarta-feira.

A Sessão Deliberativa Extraordinária da Câmara dos Deputados está marcada para às 13h55. Além do requerimento de urgência, há outros 27 projetos na pauta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação