Índice de Confiança

Confiança Empresarial sobe 0,5 ponto em agosto ante julho, para 102,4 pontos

Entre os grandes setores que integram o ICE, serviços e construção registraram avanço na confiança no mês, enquanto indústria e comércio tiveram perda.

Agência Estado
postado em 31/08/2021 10:03 / atualizado em 31/08/2021 10:03
 (crédito: Divulgação/FGV)
(crédito: Divulgação/FGV)
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,5 ponto em agosto ante julho, para 102,4 pontos, maior patamar desde junho de 2013, informou nesta terça-feira, 31, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador avançou pelo quinto mês consecutivo.
"A confiança empresarial continuou avançando em agosto, mantendo-se acima do nível neutro de 100 pontos pelo segundo mês seguido, algo que não ocorria desde outubro de 2013. O resultado sugere que a atividade econômica mantém-se em aceleração no terceiro trimestre, ainda que a desagregação dos dados revele sinais de enfraquecimento da tendência na ponta. As expectativas continuam otimistas, mas pioraram ligeiramente no mês. A combinação de resultados setoriais também parece sugerir uma tendência de acomodação do indicador. Houve recuo da confiança nos setores em que ela girava acima dos 100 pontos e alta nos setores em que a ela estava abaixo deste patamar", avaliou Aloisio Campelo Júnior, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
O Índice de Confiança Empresarial reúne os dados das sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a FGV, o objetivo é que o ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica.
O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 0,8 ponto em agosto ante julho, para 100,5 pontos. Após o quinto avanço seguido, o ISA-E alcançou a zona dos 100 pontos pela primeira vez desde outubro de 2013. O Índice de Expectativas (IE-E) caiu 0,2 ponto, para 103,7 pontos.
Entre os grandes setores que integram o ICE, serviços e construção registraram avanço na confiança no mês, enquanto indústria e comércio tiveram perda.
A confiança da indústria caiu 1,4 ponto em agosto ante julho, enquanto o comércio encolheu 0,1 ponto. A confiança dos serviços cresceu 1,3 ponto. Já a construção aumentou 0,6 ponto.
Em agosto, a confiança avançou em 53% dos 49 segmentos integrantes do ICE. A coleta do Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de 3.970 empresas dos quatro setores entre os dias 1º e 26 de agosto.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.