Estatais

Decreto cria estatal para assumir Eletronuclear e Itaipu após venda da Eletrobras

A criação da empresa pública está prevista na Medida Provisória aprovada pelo Congresso que permite a privatização da Eletrobras

Correio Braziliense
postado em 13/09/2021 09:44 / atualizado em 13/09/2021 13:42
 (crédito: AFP / Norberto DUARTE)
(crédito: AFP / Norberto DUARTE)

A nova estatal que assumirá as funções públicas da Petrobras foi criada nesta segunda-feira (13/9), por meio de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar) vai reunir ativos que não serão privatizados, como a Eletronuclear e Itaipu Binacional.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a criação da nova estatal faz-se necessária tendo em vista que determinadas atividades atualmente geridas pela Eletrobras não podem ser exercidas por empresas privadas. “Sendo assim, as atividades públicas que estão sob a gestão da Eletrobras deverão ser repassadas para um ente da União”, explicou, em nota, o Ministério de Minas e Energia

A pasta informou que o modelo de produção adotado pela nova estatal foi o holding, que terá como objeto deter o capital social e a comercialização da usina hidrelétrica de Itaipu, além de ser a sócia majoritária na Eletronuclear, gerir os contratos da Reserva Global de Reversão(RGR) firmados até 2016 e os programas Procel, PROINFA, Mais Luz para Amazônia e Mais Luz para Todos.

A empresa contará com o orçamento de R$ 4 bilhões repassados pelo Governo Federal que serão utilizados para que a nova empresa adquira o controle da Eletronuclear e a parte da Eletrobras na capital de Itaipu. O ministério explicou que, depois de constituída, a EnBpar será uma estatal que não dependerá de recursos da União para custeio das suas despesas e, ao mesmo tempo, contará com elevados padrões de governança, garantindo a salvaguarda do interesse público na transição da Eletrobras holding para a ENBpar.

Sobre a estrutura da empresa, a pasta explicou que será “enxuta” e contratará os empregados por meio de concurso público sobre as regras da CLT. A nova empresa poderá, ainda, incorporar futuramente as Indústrias Nucleares do Brasil S.A. (INB), o que trará maior racionalidade para o setor de geração de energia nuclear e fabricação de elemento combustível nuclear, fazendo com que todas as atividades desta cadeia estejam vinculadas ao mesmo controlador.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.