Aérea

Gol anuncia malha aérea com 250 carros voadores a partir de 2025

Companhia brasileira informando, nesta terça-feira (21/9), o acordo de intenção de compra das 250 aeronaves com a Avalon

Bernardo Lima*
postado em 21/09/2021 15:29 / atualizado em 21/09/2021 15:29
 (crédito: Gol Linhas Aéreas/Divulgação)
(crédito: Gol Linhas Aéreas/Divulgação)

A Gol Linhas Aéreas anunciou, nesta terça-feira (21/9), que terá uma malha de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) até 2025. Em parceria com o Grupo Comporte, uma entidade acionista controladora, a companhia aérea brasileira assinou um acordo de intenção de compra dos “carros voadores” da Avalon.

A aeronave pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 km (100 milhas) e velocidade máxima de 320 km/h (200 mph). O modelo eVTOL produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso.

Segundo a nota da companhia, o Grupo Comporte vai prover os recursos requeridos para investimento do projeto, enquanto a Gol utilizará a expertise em aviação para desenvolver a frota de aviões utilizando as aeronaves VAX4 e eVTOL. O modelo do táxi aéreo foi inventado pela empresa britânica Vertical Aerospace.

Para iniciar o projeto, será feito um estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar a aeronave pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e outras autoridades aeronáuticas.

"A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025", informa.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação