Regulação

ANA e Ibama estabelecem critérios para delimitação de reservatórios

O empreendedor poderá revisar e propor alterações ao termo de referência modelo, nos prazos e regras estabelecidos em norma editada pelo Ibama, que encaminhará o termo à ANA para manifestação

Agência Estado
postado em 01/10/2021 12:29 / atualizado em 01/10/2021 12:30
 (crédito: Fábio Albernaz/Caesb)
(crédito: Fábio Albernaz/Caesb)

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabeleceram critérios para a delimitação de reservatório, proteção ou realocação de áreas urbanas ou rurais, infraestruturas e demais áreas para o licenciamento ambiental federal de novos aproveitamentos hidrelétricos em cursos d´água de domínio da União.

Pela portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a ANA auxiliará o Ibama nos processos de licenciamento ambiental federal de novos empreendimentos hidrelétricos, sendo que o órgão ambiental será responsável pelas diligências técnicas.

Além disso, os limites dos reservatórios serão definidos a partir dos estudos de remanso e as cotas de proteção das áreas sob o efeito de remanso. As instruções e diretrizes de elaboração dos estudos de remanso poderão estar contidas em termo de referência modelo, emitido pelo Ibama, para elaboração dos estudos ambientais.

O empreendedor poderá revisar e propor alterações ao termo de referência modelo, nos prazos e regras estabelecidos em norma editada pelo Ibama, que encaminhará o termo à ANA para manifestação, no prazo de 15 dias consecutivos, sobre os critérios complementares para elaboração do estudo de remanso.

No entanto, em casos excepcionais e mediante requerimento justificado da ANA, o Ibama poderá prorrogar em até dez dias o prazo para a entrega da manifestação.

Para o licenciamento ambiental será necessário o tempo de 50 anos para áreas urbanas e de 100 anos para infraestruturas, além da média das vazões máximas anuais para poligonais da área do reservatório para fins de desapropriação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.