Consumo

Audiência pública sobre carne moída

Ministério da Agricultura abre consulta popular sobre portaria que propõe mudanças na produção do artigo alimentício. Público tem 60 dias para apresentar sugestões

Bernardo Lima*
postado em 05/10/2021 00:09
 (crédito: Igo Estrela/CB/D.A Press - 4/6/08  )
(crédito: Igo Estrela/CB/D.A Press - 4/6/08 )

O Ministério da Agricultura abriu uma audiência pública para debater mudanças nas regras de qualidade e comercialização da carne moída. Entre os principais pontos abordados pela nova proposta, o texto prevê que a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, e cada pacote do produto poderá pesar no máximo 1 quilo. Além disso, a porcentagem de gordura deverá ser informada na denominação de venda. A portaria nº 405, publicada ontem, estabelece um prazo de 60 dias para a consulta pública.

“A proposta visa promover adequações na Instrução Normativa n° 83/2003 para dar maior segurança no procedimento de registro do produto, diante da modernização dos processos produtivos e dos procedimentos industriais. Além disso, o regulamento busca dar transparência e segurança ao consumidor”, explicou, por nota, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

A proposta elaborada pelo governo estabelece, por exemplo, procedimentos para a produção da carne moída e ingredientes autorizados para consumo. O artigo 4º, parágrafo primeiro, afirma que “a matéria-prima para a fabricação da carne moída deve ser exclusivamente carne, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento”. O parágrafo seguinte determina: “As carnes utilizadas como matéria prima na elaboração da carne moída devem estar livres de aponeuroses, linfonodos, glândulas, cartilagens, ossos, grandes vasos, coágulos, tendões e demais tecidos não considerados aptos ao consumo humano”.

Encerrado o prazo de 60 dias, as sugestões encaminhadas ao Ministério da Agricultura serão analisadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA). É a partir dessas informações que será publicado um novo regulamento.

* Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

 

Como votar

Para votar na consulta pública, é preciso se cadastrar primeiro no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/

Após fazer o seu cadastro prévio no SOLICITA, é só votar por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (SISMAN), da Secretaria de Defesa Agropecuária, no site: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação