Guedes vê crescimento

Correio Braziliense
postado em 18/11/2021 00:01
 (crédito: Isac Nobrega)
(crédito: Isac Nobrega)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a atacar as projeções mais pessimistas do mercado, que indicam que o Brasil vai crescer menos do que o resto do mundo, contrariando a fala dele para os investidores árabes, durante a recente viagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Dubai. Em tom otimista, Guedes disse que o Brasil poderá crescer mais de 5%, neste ano, e também no ano que vem, porque existe um "pipeline" de investimentos contratados. O ministro criticou as estimativas de queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.

"Eu discordo das previsões dos bancos e digo isso, porque estou falando sobre fatos", disse Guedes, ontem, em evento virtual do Bradesco BBI. "Eu não comento previsões. Eu falo sobre fatos. O Brasil caiu menos e se recuperou rápido (em 2020). Quero ver a Europa, os Estados Unidos e o Japão crescendo 6%. Mas o Brasil vai crescer mais de 5% neste ano. Vamos ver o que vai acontecer", disse Guedes. Segundo o ministro, no próximo trimestre, quando bares, restaurantes e escolas reabrirem, a economia voltará com mais força. "Tente fazer reserva nas suas férias de fim de ano no Brasil, está tudo reservado", afirmou.

O otimismo de Guedes contrasta com as projeções da sua própria assessoria. Mais cedo, o Ministério da Economia divulgou novas previsões macroeconômicas e reduziu de 5,3% para 5,1%, a estimativa de avanço do PIB brasileiro, neste ano, e de 2,5% para 2,1%, a previsão para o ano que vem. Esses dados estão acima da mediana das projeções do mercado do boletim Focus, do Banco Central, de 4,88% e de 0,93%, respectivamente.

De acordo com o ministro, o problema do Brasil não será o crescimento, mas a inflação resiliente. "Eu não faço previsões, mas todos os setores estão bombando, e temos mais de R$ 500 bilhões (de investimentos) assinados e não vejo como o Brasil não vai crescer no ano que vem. No ano que vem, vamos ver que o país vai crescer", afirmou. Ele reconheceu que a inflação não é um problema apenas do Brasil, mas global. "A inflação está aumentando no mundo inteiro. É um novo inimigo, mas sabemos como lutar", afirmou

O chefe da equipe econômica também não poupou críticas à economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, que anunciou, no mês passado, que deixará o cargo em janeiro de 2022 para retomar ao Departamento de Economia da Universidade de Harvard, quando sua licença para o serviço público chega ao fim.

Para Guedes, a economista indiana, primeira mulher a assumir o cargo no Fundo, acabou sendo trocada, porque errou muito as previsões. "O FMI vai trocar a economista-chefe. Era uma garota legal, mas eu disse a ela que discordava das previsões, porque errou muito", disse, mencionando a previsão do Fundo no auge da pandemia da covid-19 de que o PIB brasileiro iria cair 9,7%. O país acabou encolhendo 4,1%, menos do que nações desenvolvidas. "Ninguém sabia o que estava acontecendo. Eu disse a ela: você tem que ser humilde, porque os parâmetros estão instáveis", afirmou.

Oriente Médio

Ao comentar sobre a viagem que fez com o presidente aos Emirados Árabes, Guedes disse que o Brasil é uma "nova fronteira de investimentos" para atrair os petrodólares e que, nesse sentido, chegou a oferecer até o Flamengo para os investidores comprarem. "Assim eles transformam o time em uma máquina, como fizeram com o Manchester, que contratou o Cristiano Ronaldo", disse o ministro em referência ao tradicional time de futebol britânico que tem o craque português no elenco. Ele acrescentou que queria ver o Messi jogando no time carioca. Guedes disse, em tom de brincadeira que Bolsonaro, que é palmeirense, também ofereceu o Palmeiras para os árabes.

"Tivemos muitas reuniões e dissemos que há muito ruído negativo, mas não tem problema, porque a democracia é barulhenta. As boas notícias eles entenderam e planejam reciclar os petrodólares. Falamos do Porto de Santos, da Eletrobras e em como eles podem nos ajudar na área de petróleo, porque eles são mestres nessa área", disse Guedes. (RH)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags