Agro 4.0

Evento do Correio discutirá aplicação de tecnologia no campo

Casos de sucesso do Programa Agro 4.0, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), serão debatidos em evento transmitido pelas redes sociais do Correio, no próximo dia 24

Maria Eduarda Angeli*
postado em 20/11/2021 01:05 / atualizado em 20/11/2021 01:09
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Liderado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o programa Agro 4.0 objetiva incentivar o agronegócio do país a adotar práticas e recursos tecnológicos para otimizar a produção do setor. A atual edição do programa selecionou 14 projetos-piloto, dentre 100 inscritos, considerados modelos viáveis de aplicação de soluções de aumento de produtividade e redução de custos.

No próximo dia 24, o Agro 4.0 será objeto de painéis de debate com especialistas convidados, em evento que será transmitido, a partir das 15h30, pelas redes sociais do Correio — Facebook, Twitter e YouTube.

Os cases que participam da inauguração do programa envolvem uso inteligência artificial para seleção de frutas e grãos, visão computacional para tomada de decisão na pecuária e sensoriamento remoto para controle de irrigação e pulverização de herbicidas. No total, os projetos receberam R$ 4,8 milhões em investimentos.

A escolha dos projetos foi feita por meio de edital da ABDI, vinculada ao Ministério da Economia (ME), lançado em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Modernização abre oportunidades

A ideia do programa é fomentar a modernização da agricultura do país, já que ao longo dos últimos anos a tecnologia tem se consolidado como ponto chave para garantir maior eficiência e rentabilidade no campo. Sendo possível avançar nesse sentido, a expectativa é que o Brasil tenha novas e mais diversificadas oportunidades.

“O agronegócio é um segmento essencial para a economia brasileira. Adotar tecnologias 4.0 aumenta a produtividade e torna nossa indústria, e também o campo, ainda mais competitivos”, analisa o presidente da ABDI, Igor Calvet. Para ele, os participantes do Agro 4.0 têm mostrado a assertividade dessa ação: “Além desses benefícios, apresentam outros ganhos, como a redução no uso de insumos, como os defensivos agrícolas e a água.”

Os projetos selecionados contemplam as categorias de insumos (fertilizantes, defensivos, rações, máquinas e equipamentos); produção e colheita (segmento primário: agricultura, pecuária, pesca, aquicultura); processamento (segmento secundário: fabricação de produtos alimentícios); e integração da cadeia de valor (serviços de tecnologia da informação e comunicação, logística, entre outros).

No total, são 12 estados envolvidos com os projetos-piloto, nas cinco regiões do país, e mais de 700 empresas alvo de difusão das tecnologias 4.0. “Investir em inovação tecnológica no campo é o caminho para mantermos o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo e garantir o uso sustentável de água e a redução de aditivos químicos”, aponta Igor Calvet.

Economia de energia

Os primeiros resultados do programa registram redução de 70% no uso de herbicidas, 22,6% no uso de fungicidas, e até 40% a menos de emissão de gases. Além disso, o volume de água usado nas irrigações caiu 30%, assim como a energia elétrica demandada para a mesma atividade, e houve uma economia de tempo de 10%.

Outro ponto positivo é a melhora no setor de carnes, com uma queda de 25% no custo da arroba produzida e aumento de 30% na margem de operação da produção da proteína animal.

*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE