Sem melhora no horizonte

Correio Braziliense
postado em 26/11/2021 00:01

Na avaliação de analistas, o custo de vida continuará rodando acima de 10% por um período mais prolongado, devido à disseminação elevada da alta dos preços na economia e pelo fato de a herança inflacionária não ter acabado com a indexação. Pelos cálculos de Eduardo Velho, economista-chefe da JF Trust Gestora de Recursos, a inflação continuará em dois dígitos no acumulado em 12 meses, pelo menos até abril de 2022. "No intervalo das nossas projeções atuais, a inflação deve ficar entre 9,47% e 9,75% em maio na taxa acumulada", disse. "A economia ainda é muito indexada e, por conta disso, a inflação estrutural do país é muito mais elevada do que a dos países desenvolvidos", acrescentou.

A forte alta dos preços tem feito a empresária Zelma Soares, 41 anos, moradora de Valparaíso (GO), fazer substituições por produtos mais baratos para reduzir os custos de produção a fim de equilibrar o orçamento e pagar as dívidas atrasadas. Ela teve que fechar um dos dois restaurantes durante a pandemia. "Tenho buscado quase sempre matéria-prima em dias de promoção, mas sempre levo em consideração manter a qualidade dos meus produtos", disse.

Em relação ao movimento do restaurante, ela contou que ainda não deu para recuperar o período pré-pandemia. "Não é possível manter a tranquilidade nos pagamentos, temos muita coisa atrasada. Atualmente, a despesa mais pesada que tenho são empréstimos que não estou conseguindo honrar no momento. E isso tem tirado meu sono todos os dias", disse.

O Natal de Zelma será mais modesto neste ano por conta da carestia. "Infelizmente, será preciso abrir mão de algumas coisas. Viajar, nem pensar. A ceia será com os parentes, mas já deixei claro que não poderemos contribuir com nada, apenas ajudaremos a fazer. Colocar as contas em dia é o primordial", afirmou.

Sobrevivência

A desempregada Ivania Souza Santos, 38 anos, contou que ela, o marido e os três filhos estão sobrevivendo com o Bolsa Família e com doações. "Tivemos que vender nosso único bem, um carrinho de reciclagem, para manter a alimentação. Só que a pessoa que comprou não está pagando há cinco meses", reclamou. Segundo ela, está cada vez mais difícil comprar comida e gás de cozinha, porque os preços não param de subir. "Sempre está faltando alguma coisa. Hoje, por exemplo, acabou o pó de café. Quando não falta feijão, falta arroz, quando não falta arroz, falta feijão. E é assim até virar o mês para entrar o Bolsa Família. E, mesmo assim, você faz aquela comprinha que dura 10 dias contados", disse. (RH, com colaboração de Maria Eduarda Angeli)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags