CONJUNTURA

Indústria tem menor faturamento desde junho de 2020, segundo CNI

Faturamento real da Indústria de Transformação caiu 2% em outubro, em relação a setembro. Em comparação com outubro de 2020, faturamento registra queda de 12,8%

Bernardo Lima*
postado em 01/12/2021 15:42
 (crédito: Nissan/divulgaçao)
(crédito: Nissan/divulgaçao)

Com a terceira queda mensal consecutiva, o faturamento real da Indústria de Transformação em outubro recuou ao menor valor desde junho de 2020, de acordo com os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De agosto a outubro, o setor totalizou uma queda de 8% no faturamento real.

Já o emprego no setor ficou estável pelo segundo mês seguido, o que indica um esgotamento da recuperação nas contratações iniciada em agosto de 2020, segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

“A pausa nas contratações, combinada com a elevada inflação, vem reduzindo a massa salarial real da indústria e o rendimento médio real dos trabalhadores industriais”, avalia Azevedo.

A massa salarial da indústria de transformação caiu 1,4% em outubro na comparação com setembro, após dois meses de alta. Como a retração foi maior do que as altas, a massa salarial real se encontra no nível mais baixo desde julho de 2020. Comparado com outubro de 2020, a queda alcança 2,1%.

Enquanto isso, o rendimento médio real caiu 1,2% de setembro para outubro, na série livre de efeitos sazonais. Esse é o quarto recuo seguido no indicador, que registra sucessivas quedas ao longo de 2021. Na comparação do acumulado entre janeiro e outubro de 2021 com igual período dp ano passado, o rendimento médio real dos trabalhadores da indústria apresenta queda de 2,5%.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação