Indústria

Produtividade na indústria retorna ao nível mais baixo desde o início da pandemia

Segundo o indicador, a queda reflete o ambiente de incertezas, com falta de insumos e pressão sobre custos de produção. 2021 será o segundo ano consecutivo de recuo do indicador, que deve cair mais de 2%

Fernanda Strickland
postado em 03/12/2021 13:44
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A produtividade do trabalho na indústria no terceiro trimestre de 2021 retornou ao patamar do segundo trimestre de 2020, momento mais grave para a economia da crise causada pela pandemia da covid-19. Já no primeiro trimestre de 2021 o indicador caiu 2,5%. O medidor da relação entre o volume produzido e as horas trabalhadas na produção caiu 1,3% em relação ao segundo trimestre do ano, na série livre de efeitos sazonais, mostra o estudo Produtividade na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador está em queda desde o último trimestre de 2020. A pesquisa revela que o volume produzido no terceiro trimestre de 2021 recuou 1,9% em relação ao segundo trimestre deste ano. Já as horas trabalhadas caíram 0,6% na mesma base de comparação. A produtividade está em queda desde o último trimestre de 2020. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, último trimestre de alta do indicador, a perda acumulada chega a 7,6%.

As quedas consecutivas refletem o ambiente de elevadas incertezas, prejudicial ao investimento, e, consequentemente, à recuperação da produtividade, explica a gerente de política industrial da CNI, Samantha Cunha. No curto prazo, pesam dificuldades como a falta de insumos e a pressão sobre os custos de produção.

Melhora a longo prazo

De acordo com a pesquisa, apesar do cenário desafiador para os próximos meses, a perspectiva é de melhora no longo prazo, devido às oportunidades ligadas à digitalização e à transição para uma economia mais sustentável. “A expectativa é de retomada do crescimento da produtividade, puxada por oportunidades de investimentos nas novas tecnologias digitais, na implementação das redes 5G, considerada base para a digitalização, e em tecnologias verdes, que ganham importância diante da crise climática”, afirma Samantha Cunha.

O ano de 2021 será o segundo ano consecutivo de queda do indicador, que deve cair mais de 2%. A maior baixa registrada pelo indicador desde 2000, início da série histórica, foi de 2,2%, em 2008, ano marcado pela crise financeira global.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação