CB.AGRO

Café pode subir ainda mais, diz produtor

Maria Eduarda Angeli*
postado em 04/12/2021 00:01
 (crédito:  Reprodução/TV Brasilia)
(crédito: Reprodução/TV Brasilia)

Com alta de mais de 110% apenas em 2021, o café pode subir ainda mais e atingir os maiores preços em 25 anos, apontam dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). No Distrito Federal, os produtores estão preocupados com a aprovação no Senado do PL 4.379/2020, que prevê a criação de um parque ambiental no Lago Oeste, região parcialmente ocupada com o cultivo da fruta.

Nesse cenário, o CB.Agro, parceria entre o Correio e a TV Brasília, entrevistou, ontem, o produtor Rodrigo Coutinho, cuja fazenda, no DF, foi premiada duas vezes como produtora do melhor café do Brasil, com uma marca própria: Café Minelis.

Segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, o café tem enfrentado problemas em função de secas e geadas nas principais regiões produtoras.

"Tivemos um período chuvoso muito aquém do esperado no Sudeste. Com pouca água, a planta rende menos. E ainda houve geadas muito fortes, principalmente em Minas Gerais, que produz mais da metade do café do país."

Rodrigo Coutinho explicou que, além dos problemas climáticos, há uma inflação das commodities agrícolas e, por consequência, do valor do café nos supermercados.

Atualmente, a saca do café brasileiro custa cerca de US$ 213, o equivalente a R$ 1.200. O Brasil é o maior produtor do mundo, seguido pelo Vietnã e pela Colômbia, que também passam por problemas na safra. No período 2019-2020, foram colhidas no território nacional 60 milhões de sacas. Já para a safra de 2021-2022, estima-se que o número não deve passar dos 47 milhões.

O PL 4.379/2020 foi aprovado há cerca de um mês pelo Senado Federal com o objetivo de regularizar a situação de invasões na Floresta Nacional de Brasília. O problema é que, para compensar os prejuízos à fauna e à flora no local dos assentamentos, a intenção é criar um parque ambiental no Lago Oeste, região ocupada por produtores, como Rodrigo Coutinho, que investe no plantio de café há 18 anos na fazenda da família.

Coutinho se queixa de que o projeto, do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) não foi discutido com os produtores. "É complicado resolver um problema e criar outro. O Lago Oeste é uma região vocacionada para uma produção sustentável", afirmou.

O projeto ainda deve tramitar na Câmara dos Deputados, onde outras três iniciativas — das deputadas Flávia Arruda (PL), Erika Kokay (PT) e Paula Belmonte (Cidadania) —, com propostas parecidas, estão na pauta da Comissão de Constituição e Justiça.

*Estagiária sob a supervisão

de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags