Mudanças na pasta

Rosana Hessel
postado em 04/12/2021 00:01

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, vai promover uma dança de cadeiras na pasta. O secretário-especial da Receita Federal, José Tostes, e o secretário-especial de Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos da Costa, deixarão em breve os postos no Ministério da Economia para ocuparem cargos no exterior.

Tostes terá um cargo na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Ele vai trabalhar na harmonização de regras tributárias do país com as do clube de países ricos do qual o Brasil pretende fazer parte. A notícia da saída de Tostes ocorre na mesma semana em que auditores fiscais fizeram "moção de desconfiança" contra ele e ameaçaram uma série de atos, incluindo paralisações.

Já o secretário Carlos da Costa será adido do Ministério da Economia na embaixada brasileira em Washington, buscando estreitar a relação com investidores americanos para atrair dinheiro para os leilões de infraestrutura programados para os próximos anos.

A saída de Costa era esperada desde o ano passado, mas ele se aproximou da família Bolsonaro e se manteve no cargo, a despeito de uma relação bastante desgastada com o ministro.

O ministério ainda passará por uma reestruturação, com a criação da Secretaria Especial de Estudos Econômicos, que será comandada pelo atual titular da Secretaria de Política Econômica, Adolfo Sachsida. A nova secretária abarcará o IBGE e o Ipea, além da Secretaria de Assuntos Econômicos e a área de estudos microeconômicos da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade.(FS)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags