Palavra de especialista

Amparo necessário

Correio Braziliense
postado em 12/12/2021 00:01

Dr. Luiz Augusto D'Urso, Presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim)

A proporção dos ataques indica fragilidade na segurança do sistema cibernético do Brasil?

A avaliação de um ataque cibernético nessa proporção prova que o Brasil ainda depende de um enorme investimento em cibersegurança e uma mudança cultural a entender que os gastos preventivos nessa área são realmente necessários, seja para o poder público, seja para o poder privado. É mais uma lição dada, neste caso, que já passou a hora de mais investirmos em cibersegurança, uma vez que, nesse tipo de ataque, os vazamentos acabam prejudicando os cidadãos, uma vez que estamos em época de lei geral de proteção de dados e os dados têm muito valor para toda a população e todos os titulares.

O governo demorou para tomar ou anunciar ações para tentar reduzir os danos?

Com relação à agilidade na reação fica um pouco difícil de avaliar, uma vez que toda a análise de fraude demanda de fato uma uma investigação minuciosa. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) exige que sempre quando houver um incidente de vazamento de dados, a empresa informe no prazo de 48 horas a ANPD e o titular sobre o incidente. Vale dizer que sempre exige-se uma celeridade e uma atuação diligente para tentar diminuir os danos que aquele criminoso pode ter causado e também identificar quais os dados afetados por esse ataque.

O dano pode ser irreversível?

Caso o dado invadido tenha sido criptografado ou apagado, a recuperação só conseguiria ser dada por meio de backups atualizados. Então, primeiro: o ministério teria que explicar se realmente tinha todos esses dados em backups. Agora se o criminoso fez uma cópia antes de apagar, vale dizer, subtraiu essa informação e teve acesso a esses dados, o dano, com certeza, é irreversível. Esse banco de dados poderá cair na internet na mão de criminosos e o prejuízo, repito, é imensurável. Em época de IOT [de internet das coisas], do mundo conectado, os dados são o petróleo dos tempos modernos. Hoje, os dados possuem muito valor e, do ponto de vista de cibersegurança e da própria segurança dos cidadãos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags