FUNDO DE GARANTIA

Caixa vai liberar saque do FGTS às vítimas

Moradores dos municípios de Minas e da Bahia atingidos por enchentes poderão ter acesso aos recursos do Fundo após publicação de decreto pelas prefeituras

Luana Patriolino
postado em 12/12/2021 00:01
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

As vítimas das enchentes no Sul da Bahia e no norte de Minas Gerais ocorridas nos últimos dias poderão sacar até R$ 6,2 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio foi feito, ontem, pela Caixa Econômica Federal. Os valores serão disponibilizados para retirada após a publicação dos decretos municipais declarando o estado de calamidade e do reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portarias.

O banco também informou que vai auxiliar as autoridades locais para agilizar a solicitação do reconhecimento do estado de calamidade. Após a formalização, a população poderá realizar o saque do benefício de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência da Caixa.

"Precisa acontecer um pedido do ministério e das prefeituras indicando os bairros (atingidos). Ao fazer isso, nós pagamos, em até cinco dias, utilizando as loterias, agências e aplicativos", explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

O anúncio foi feito ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), depois da cerimônia de formatura de 197 aspirantes da Marinha, no Rio de Janeiro. "Uma catástrofe no sul da Bahia e no norte de Minas, em torno de 55 municípios foram atingidos, tem mortes infelizmente, destruição de obras viárias, residências", disse o presidente.

Segundo o advogado Paulo Henrique Perna Cordeiro, professor e mestre em direito constitucional, além de se constituir em medida de amparo social emergencial, a liberação de saques do FGTS tem previsão obrigatória na legislação. "O decreto 5.113/2004 determina que o governo federal promova essa liberação do saque no prazo máximo de 30 dias após a publicação por parte do município ou do Distrito Federal de decreto de calamidade pública que deverá contar a partir do dia seguinte ao desastre", explicou.

O advogado Karlos Gad Gomes, especialista em direito público, destacou que a decretação do estado de calamidade é uma prerrogativa reservada para as esferas estadual e municipal que pode ser solicitada pelos representantes locais. "Mas precisa ser reconhecido pela União, a fim de que recursos federais sejam alocados para o ente afetado. Uma vez reconhecida a calamidade, o governo também define o montante de recursos que destinará ao ente afetado", disse.

A Constituição também permite que, em casos de calamidade pública, o governante tome empréstimos compulsórios, parcelar as dívidas, atrasar a execução de gastos obrigatórios e antecipar o recebimento de receitas. A lei também determina que as cidades afetadas sejam dispensadas de licitação para as contratações que visem a aquisição dos bens necessários ao atendimento da população.

Fortes chuvas

Cidades de Minas Gerais e do sul da Bahia estão em estado de alerta por conta das fortes chuvas. Estão previstos novos temporais com rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora para a região. Municípios do interior registraram ao menos quatro mortes desde a última quarta-feira (9). As enchentes também deixaram mais de mil desalojados e localidades isoladas.

São mais de 50 cidades baianas e mineiras em situação de emergência. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "perigo" para áreas dos dois estados, tanto pela chuva acumulada quanto pela água ainda esperada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags