Crise hídrica

Publicada Medida Provisória de socorro ao setor elétrico

Ato permite a estruturação de um empréstimo às distribuidoras de energia para o enfrentamento dos impactos financeiros da crise hídrica

Correio Braziliense
postado em 13/12/2021 18:51 / atualizado em 13/12/2021 18:52
 (crédito: Divulgação/PPI)
(crédito: Divulgação/PPI)

Foi publicada, nesta segunda-feira (13/12), em edição extra do Diário Oficial da União, a Medida Provisória Nº 1.078, que permite a estruturação de um empréstimo às distribuidoras de energia para o enfrentamento dos impactos financeiros da crise hídrica.

Segundo o texto, os valores a serem captados na transação deverão observar os custos adicionais decorrentes da situação de escassez hídrica e dos diferimentos aplicados no processo tarifário anterior à liberação dos recursos da operação financeira.

O empréstimo será arcado pelos consumidores por meio de encargo cobrado na fatura de energia elétrica.

A MP também atribui ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) o estabelecimento de bandeira tarifária extraordinária para a cobertura de custos excepcionais decorrentes de situação de escassez hídrica.

O acionamento da bandeira "escassez hídrica" terá caráter transitório, deverá ser devidamente justificado e não se aplicará aos consumidores inscritos no programa Tarifa Social.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação