SELIC

Juros altos se mantêm em 2022, com previsão de queda somente em 2023

Banco Central confirma previsão de juros de até 11,25% ao ano em 2022, com expectativa de altas taxas (embora menores) também para o ano seguinte

Fernanda Fernandes
postado em 15/12/2021 14:30 / atualizado em 15/12/2021 14:30
 (crédito: Editoria de ilustração)
(crédito: Editoria de ilustração)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central confirmou o que especialistas do mercado financeiro já previam: a taxa básica de juros (Selic) deverá se manter na casa de dois dígitos no próximo ano, com expectativa de altas taxas (embora menores) também para 2023. A afirmação veio por meio da ata da última reunião do colegiado, realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, divulgada na terça-feira (14/12).

De acordo com a trajetória dos juros extraída da pesquisa Focus com a taxa de câmbio a R$ 5,65 (USD/BRL), no cenário básico, a Selic deverá evoluir em paridade com o poder de compra (PPC). As projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 10,2% para 2021, 4,7% para 2022 e 3,2% para 2023. “Esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 9,25% ao ano em 2021 e para 11,75% durante 2022, terminando o ano em 11,25%”, diz nota técnica assinada pelos membros do Copom. Já para 2023, a inflação prevista pela autarquia se mantém em 8,00% a.a.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, destaca que esse ciclo de aumento nos juros para normalização monetária é um movimento global, devido à inflação elevada em grande parte do mundo, que atinge, especialmente, nos países emergentes. “A gente vê o Brasil em destaque no aumento da inflação (...) e de fato esse aperto monetário tem implicado no mundo emergente”, disse na terça, em evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Na oportunidade, Campos Neto defendeu a necessidade dos ajustes da Selic para trazer credibilidade junto aos investidores estrangeiros no país, mas reconheceu que o Brasil se sobressaiu quanto às consecutivas altas na taxa básica de juros e no distanciamento da meta do Banco Central. “O Brasil precisa de investimento externo para gerar crescimento, uma vez que a parte fiscal basicamente está exaurida (...) Em termos de juros, o Brasil foi o que subiu mais. Quando a gente mede o descolamento da meta, a gente de fato tem um descolamento para baixo muito alto, sobre quando os juros estavam a 2%”, afirmou.

Na análise de Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, em 2022, os juros poderão chegar a patamares ainda maiores do que os previstos pelo Copom. Isso porque, segundo o especialista, a autoridade monetária não trouxe à mesa o debate sobre a desancoragem para baixo, caso o cenário da inflação seja ainda mais rígido do que o atual. “Em outras palavras, ao passo de reajustes de 1,5% na Selic e com o ciclo de aperto monetário mais contracionista do que o utilizado no cenário básico, os juros terão que ir além dos 11,75% previstos no Focus para cumprir sua atribuição”, explica Sanchez, ao reforçar a conduta “hawkish” do Banco Central do Brasil, ou seja, com ajustes de juros a fim de controlar a inflação.

Papel do Estado

Ainda segundo Sanches, a perspectiva nesse cenário é de que o BC eleve a taxa básica de juros em 1,5% mais duas vezes, em fevereiro e março do próximo ano, interrompendo o ciclo de alta “abruptamente” no final do primeiro trimestre, com a Selic a 12,25%.

“Esse cenário com interrupção abrupta se dá pela convergência, mas também pela ancoragem, algo que tem sido reiteradamente repetido pela autoridade. A taxa de 12,25% deverá permanecer até o final de 2022, com início dos cortes apenas em 2023”, afirma.

A economista Camila Abdelmalack, da Veedha Investimentos, alerta que, ao adotar essa política de controle fiscal por meio do aperto monetário, o BC exerce um papel que deveria ser do Estado. “Fica claro que o BC está bem preocupado com a condução da política fiscal e com essa questão do gerenciamento das contas públicas, o que não permite um vislumbramento, pelo menos no curto prazo, de uma melhora em relação a essa curva de juros. Para tentar conduzir essa situação inflacionária e não comprometer a meta para 2023, infelizmente, a gente vê um BC assumindo um papel por conta da ineficiência da gestão de contas públicas”, afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação