MERCADO

Ibovespa opera em queda de 2% nesta segunda-feira (20/12)

Motivo principal é a queda global dos ativos em razão das incertezas da variante ômicron da covid-19

João Vitor Tavarez*
postado em 20/12/2021 17:02 / atualizado em 20/12/2021 17:02
 (crédito: NELSON ALMEIDA)
(crédito: NELSON ALMEIDA)

O principal índice das ações da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta segunda-feira (20/12). O motivo é a queda global dos ativos em razão das incertezas da variante ômicron da covid-19.

Por volta das 15h20 de hoje, o Ibovespa batia os 104.731 pontos, refletindo um recuo de 2,30% nas ações. O mercado financeiro teme o avanço da ômicron em vários países do mundo, o que é visto como ameaça de paralisação econômica em lojas, shoppings e bancos, por exemplo.

Muitos países já acendem sinal vermelho para barrar o avanço do coronavírus nas festas de fim de ano — época em que as compras disparam. No Reino Unido, onde há pelo menos 12 mortes pela variante, autoridades afirmaram que a nova cepa será dominante em diversas localidades inglesas em questão de dias.

Na Escócia, a estimativa é de que a variante represente mais da metade das novas infecções no país. Nesta segunda-feira, Israel anunciou restrição à entrada de estrangeiros vindos do Reino Unido, França, Espanha, Finlândia, Irlanda, Noruega Suécia, entre outros. Holanda decretou lockdown durante Natal e Ano Novo. A medida vale até janeiro. E a França cancelou as festas de réveillon para evitar o contágio.

No Brasil, as atenções voltam-se para a votação do Orçamento 2022, que pode ocorrer nesta terça-feira (21/12).

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE