Lançado em outubro de 2021, o novo aplicativo Compras.gov.br — disponível para download tanto para sistemas Android quanto para IOS —, já foi baixado por 20.450 fornecedores desde o seu lançamento, pelo Ministério da Economia (ME). Desde a data de divulgação, mais de 1.650 empresários já fizeram sua habilitação pelo aplicativo.
De acordo com o ministério, entre as inovações estão a possibilidade de credenciamento de empresas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) — uma fase obrigatória para a participação nas licitações realizadas no sistema Compras.gov.br — e o acompanhamento das oportunidades disponíveis para fornecimento de produtos e serviços ao governo.
O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade, destaca que com o aplicativo, o empresário pode ter acesso a essa funcionalidade na palma de sua mão, a partir de um celular ou tablet. “Ao facilitar a participação de fornecedores nas licitações públicas, aumentamos a competitividade e melhoramos o ambiente de negócios”, complementa.
O ME indica que novos usuários inseriram as suas linhas de fornecimento e as regiões de interesse. Assim, o aplicativo faz a notificação de todas as oportunidades de venda para a administração pública, permitindo, inclusive, que o fornecedor marque essas ações como favoritas e promova integração com soluções de calendário.
Facilidade
Segundo Maurício Zanin, fornecedor e consultor do Sebrae Nacional, o novo aplicativo é um "divisor de águas", uma transformação das contratações públicas e uma forma de incentivar a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPE) no fornecimento de bens e serviços para o governo.
Para o consultor, um dos avanços foi o processo de simplificação do cadastro, pois o Compras.gov.br identifica automaticamente o que é precisa fazer a partir do CPF ou do CNPJ da empresa. Após esse primeiro passo, a solução encaminha um e-mail orientando sobre a finalização do processo no Sicaf.
Zanin também destaca o login pelo Gov.br. “Nós fizemos uma capacitação em novembro no município de Colinas (Tocantins) e, numa primeira aula experimental, de 22 a 25 fornecedores já saíram cadastrados. Para aqueles que já tinham um bom nível de cadastramento no Gov.br, como com a conta bancária ou certificado digital, tudo foi automático”, disse o consultor.
O credenciamento é aberto a empresas ou a pessoas físicas que atuam como profissionais autônomos ou liberais.
Funcionalidades do aplicativo:
- Filtros:
É possível personalizar a visualização e o recebimento de oportunidades de processos de contratações e também de mensagens. Utilize os filtros para selecionar oportunidades pela linha de fornecimento, regiões/estados e porte de empresa.
- Oportunidades:
Visualize os processos de contratações que estão com prazo para recebimento de propostas vigentes.
- Mensagens:
Receba pelo aplicativo as comunicações oficiais relacionadas aos processos de contratações que você favoritou ou enviou proposta, e também, mensagens de avisos, esclarecimentos e impugnações.
- Participações:
Permite ao fornecedor (que enviou propostas) visualizar e acompanhar as contratações eletrônicas desde 2017.
- Favoritos:
Ao favoritar um processo ou itens de uma contratação, eles passarão a integrar a relação de compromissos. Assim, é possível acompanhar e observar eventos específicos relacionados aos processos ou itens favoritados.
- Detalhamento de licitações e cotações/dispensas eletrônicas:
Com apenas um clique, visualize os detalhes de cada processo de contratação conforme sua linha de fornecimento.
- Download de edital:
Acesso rápido e fácil aos editais.
Saiba Mais
- Brasil Conecte SUS volta a exibir dados de vacinação da covid-19
- Economia Começa hoje pagamento do Auxílio Gás a atingidos por chuvas na BA e MG
- Brasil Análise: governo brasileiro homicida ignora ômicron e tenta internar e matar nossas crianças
- Cidades DF DF tem vaga de emprego com salário de até R$ 3,5 mil. Confira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.