IMPRENSA

Editor do Correio entre os jornalistas mais admirados do país

Editor executivo do Correio Braziliense, Vicente Nunes foi eleito o segundo jornalista de economia, negócios e finanças mais admirado do país, em votação popular promovida pelo site Jornalistas & Cia. Desde a criação do prêmio, há seis anos, em cinco edições Vicente, que é repórter há 34 anos, dos quais 21 no Correio, ficou entre os 10 mais admirados.

"É uma honra fazer parte desse time seleto de profissionais, muitos dos quais são referências para a minha formação. Fico ainda mais feliz por ter a oportunidade de fazer parte do jornalismo combativo, cuja única missão é oferecer informação de qualidade e confiável à população", disse Vicente Nunes.

Formado pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, Vicente tem passagens pelo Jornal do Commercio, O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Pelo Correio, foi repórter especial, colunista, correspondente em Nova York e editor de Economia. Finalista 12 vezes do Prêmio Esso, o mais importante do país, venceu em três oportunidades: 2009, 2014 e 2015.

"Tenho muito orgulho pelo trabalho realizado no Correio. E só tenho a agradecer a todos que, diariamente, fazem do jornal um dos veículos mais respeitados do país", afirma. O Correio ficou na lista dos jornais impressos mais admirados do Brasil no mesmo ranking.

Vicente também venceu o Prêmio Especialistas na área de finanças, promovido pelo Centro de Estudos da Comunicação, ao lado de Míriam Leitão, do Grupo Globo, e de Denise Campos de Toledo, da TV Gazeta. Foi a terceira premiação seguida.

A entrega da honraria está marcada para 7 de dezembro. "Esses prêmios têm importância maior neste momento em que a imprensa séria, profissional, é atacada diariamente. Mas a resiliência do jornalismo é grande e foi fundamental por manter a população informada durante a pandemia", ressaltou o jornalista, também apresentador dos programas CB.Poder e CB.Agro, parcerias do Correio com a TV Brasília.

A lista dos cinco profissionais mais admirados, segundo o Jornalistas e Cia, incluem Thiago Salomão (1º), do Stock Pickers; Adriana Fernandes (3º), de O Estado de S. Paulo; Carlos Alberto Sardenberg (4º), do Grupo Globo; e Míriam Leitão (5º). Diretor do Portal dos Jornalistas e criador do Prêmio dos Mais Admirados, Eduardo Ribeiro diz que o ano foi de votação recorde, com muitos rostos novos, profissionais que estão pela primeira vez entre os mais admirados.

"Que este prêmio seja um incentivo ao jornalismo, que se torna cada vez mais importante em informar a sociedade, no combate às fake news e às injustiças e na luta pela democracia, e que, empenhado em tantos desafios, defronta-se contra o maior de todos, o da sustentabilidade. Vida longa ao jornalismo de qualidade", disse Ribeiro.