Luz e gás pesam

Correio Braziliense
postado em 05/01/2022 00:01

Os gastos com gás e energia elétrica, itens que sofreram fortes aumentos de preços nos últimos meses, comprometem metade ou mais da renda de 46% das famílias brasileiras. A conclusão é de uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). De acordo com o levantamento, 10% das famílias mais pobres comprometem quase toda a renda familiar com essas despesas.

O Ipec ouviu 2.002 pessoas em todas as regiões do país entre 11 e 17 de novembro. De acordo com o levantamento, 40% dos brasileiros diminuíram ou deixaram de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos e 22% diminuíram a compra de alimentos básicos para pagar a fatura de energia. Outros 14% deixaram de pagar outras contas básicas, como as de água e gás encanado.

O aumento no preço do botijão de gás é o mais sentido pela população. Cerca de 52% das pessoas ouvidas disseram que o aumento do botijão foi o que mais pesou no bolso, ante 42% que apontaram a alta da energia elétrica. Segundo a pesquisa, um em cada 10 brasileiros passou a usar lenha para cozinhar, 6% passaram a usar carvão, e 4%, o fogão elétrico.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags