Setor automotivo

Produção de automóveis tem alta de 11,6% em 2021, aponta Anfavea

Apesar do crescimento, o mercado está longe dos 2,9 milhões de modelos montados em 2019. A capacidade de produção nacional é de 4,7 milhões

Fernanda Strickland 
postado em 07/01/2022 13:45
 (crédito: Jonathan de Sousa Melo/Divulgação)
(crédito: Jonathan de Sousa Melo/Divulgação)

A indústria de autoveículos registrou um crescimento de produção de 11,6% em 2021 ante o ano interior. De acordo com dados divulgados, nesta sexta-feira (7/1), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) foram feitos 2,2 milhões de unidades no ano passado contra 2 milhões de unidades em 2020.

Os números mostram que, apesar do crescimento, o mercado está longe dos 2,9 milhões de modelos montados em 2019. A capacidade de produção nacional é de 4,7 milhões. Os dados apontam ainda que, em dezembro de 2021, houve um avanço de 3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi puxado pelos veículos comerciais. Foram produzidas 210,9 milhões de veículos.

As vendas de caminhões, picapes e furgões avançaram 43,5%, 25,1% e 22,8%, respectivamente. Enquanto isso, a venda de de automóveis caiu 3,6%, fazendo com que o segmento de carros de passeio seja o mais afetado pela falta de semicondutores.

Ao mesmo tempo, o mercado de veículos de carga expandiu-se graças ao bom desempenho do agronegócio e do aumento das entregas, estimulado pelo comércio eletrônico de mercadorias. Graças à demanda de transporte de grãos, principalmente, modelos pesados e semipesados representaram 76% das vendas de caminhões em 2021, segundo a Anfavea.

Em coletiva de imprensa, Luiz Carlos Moraes, presidente da associação, reforçou que houve um esforço por parte das montadoras e de seus departamentos de logística, em contato com as matrizes, para destinar mais módulos, mais semicondutores para Brasil. "Um trabalho muito forte também junto aos fornecedores, também com os nossos funcionários e sindicatos, para ter a melhor produção possível. (Dezembro) Teve um número muito bom, considerando o cenário”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação