FMI alerta emergentes

Correio Braziliense
postado em 11/01/2022 00:01

A alta de juros nos Estados Unidos que vem sendo anunciada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode ter grande impacto nas economias emergentes. O alerta foi publicado ontem em um blog do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para os economistas do Fundo, os países precisam se antecipar, adotando, por exemplo, medidas de ajuste fiscal.

"Embora os custos dos empréstimos em dólares permaneçam baixos para muitos, as preocupações com a inflação doméstica e o financiamento externo estável levaram vários mercados emergentes no ano passado, incluindo Brasil, Rússia e África do Sul, a começar a aumentar as taxas de juros", disse o FMI.

De acordo com o Fundo, se houver um aperto gradual na política monetária dos EUA, os efeitos sobre os mercados emergentes serão benignos. No entanto, as repercussões também podem ser negativas se a alta de juros for mais intensa. "Aumentos mais rápidos das taxas do Fed poderiam abalar os mercados financeiros e endurecer as condições financeiras em todo o mundo", disse o FMI. As consequências seriam a desaceleração da economia dos EUA e saídas de capital e desvalorização da moeda de países emergentes.

*Estagiário sob a supervisão

de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags