Demissões na Economia

Correio Braziliense
postado em 20/01/2022 00:01

O enfraquecimento político do Ministro da Economia, Paulo Guedes, provocou ontem mais três pedidos de demissões na pasta. Desta vez, foram dois secretários e um diretor. Segundo o órgão, todas as saídas foram a pedido dos próprios funcionários. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União.

Segundo a pasta, o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Cristiano Heckert, foi eleito para ser o novo diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe).

Gustavo José de Guimarães e Souza foi exonerado da função de secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento. Segundo o ministério, ele está indo para um cargo no Poder Legislativo e será substituído por Fernando Sertã Meressi, atual subsecretário de Planejamento Governamental. Por fim, Mauro Sérgio Bogéa Soares deixou o cargo de diretor de Programa da Secretaria Especial da Receita Federal.

O cientista político Nauê Bernardo avalia que, além das incertezas com as decisões de Guedes, uma ala de técnicos não concorda com a forma como algumas medidas estão sendo tomadas. "E, provavelmente, não querem ter registro de participação nessas decisões."

Para Bernardo, as exonerações podem indicar o isolamento do ministro, que se vê cada vez mais sem pessoas de confiança em cargos estratégicos.(FS)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags