Pressão no Judiciário

Correio Braziliense
postado em 21/01/2022 00:01

Em uma reunião rápida na tarde de ontem com a ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), — no plantão neste período devido ao recesso forense —, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) apresentou documento reivindicando reposição de 19,99% nos vencimentos da categoria.

Segundo a Federação, o percentual se refere à defasagem salarial nos três anos do governo Jair Bolsonaro. O mesmo índice é reivindicado pelo conjunto do funcionalismo público em suas manifestações. A Fenajufe esclareceu que nenhuma carreira teve reajuste neste período.

Para a entidade, a Emenda Constitucional nº 95 — que estabelece o teto dos gastos públicos — permite o crescimento da folha de pagamento nos limites do aumento da inflação.

Rosa Weber ponderou que apenas está na presidência interina do STF e se comprometeu a levar a reivindicação ao presidente da Corte, ministro Luiz Fux. A Fenajufe irá protocolar, já nos próximos dias, nova solicitação de audiência com Fux para tratar do tema.

A posição defendida pelos dirigentes da entidade foi a de preservação da negociação nesse momento, ao lado do conjunto do funcionalismo. Mas eles afirmaram que é patente a dificuldade de diálogo, principalmente com o Executivo Federal. Ainda de acordo com a Federação, foi destacado que existe um processo de mobilização conjunta do funcionalismo público e que servidores e servidoras do Poder Judiciário trabalharão também na construção de uma greve geral do segmento.(FS e TM)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags