FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Guedes: bancos centrais "dormiram" e inflação não será transitória

Segundo o ministro da Economia, inflação mundial "será um problema". Ele participa nesta sexta-feira (21/1) do Fórum Econômico Mundial

Cristiane Noberto
postado em 21/01/2022 11:37 / atualizado em 21/01/2022 12:54
 (crédito:  Gustavo Bezerra/Fotos Publicas)
(crédito: Gustavo Bezerra/Fotos Publicas)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (21/1) que a culpa da inflação estar acelerada é dos bancos centrais do mundo, que “dormiram no volante”. Em sua visão, a “inflação mundial será um problema”. O chefe da pasta fez as declarações durante live promovida pelo Fórum Econômico Mundial, na manhã de hoje.

De acordo com o ministro, diminuir as taxas de juros durante o período da pandemia foi um ato falho, mas  as economias passam por um momento de transição e ajuste das políticas monetárias. “Todo o mundo sofreu um momento dramático e todos devemos raciocinar sobre as políticas monetárias“, disse.

No Brasil, Guedes afirmou que o passado econômico brasileiro, fez com que o Banco Central elevasse os juros muito rapidamente. Segundo o ministro, “a besta está fora de controle” — se referindo à inflação.

“Eu não acho que a inflação é temporária. Os bancos centrais estão dormindo no volante, eles deveriam estar cautelosos. A inflação vai ser um problema real. No Brasil, por causa da experiência trágica com a inflação, nos mexemos rápido”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação