Guedes: "Inflação é problema"

Cristiane Noberto Fernanda Strickland
postado em 22/01/2022 00:01

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem que a culpa da inflação estar acelerada no mundo é dos bancos centrais, que "dormiram no volante" e não enfrentaram a questão a tempo. Em sua visão, a "inflação mundial não é transitória", e "será um problema para todos". O chefe da pasta fez as declarações durante live promovida pelo Fórum Econômico Mundial.

De acordo com o ministro, diminuir as taxas de juros durante o período da pandemia foi um ato falho, mas as economias passam por um momento de transição e ajuste das políticas monetárias. "Todo o mundo sofreu um momento dramático e todos devemos raciocinar sobre as políticas monetárias", disse.

No Brasil, Guedes afirmou que o passado econômico do país fez com que o Banco Central elevasse os juros muito rapidamente. O ministro disse temer que "a besta esteja fora de controle" — referindo-se à inflação. "Eu não acho que a inflação é temporária. Os bancos centrais estão dormindo no volante, eles deveriam estar cautelosos. A inflação vai ser um problema real. No Brasil, por causa da experiência trágica com a inflação, nos mexemos rápido", afirmou.

Debandada

Ontem, mais dois técnicos do Ministério da Economia pediram demissão, ampliando a debandada de funcionários do órgão. Decidiram deixar a equipe o subsecretário de Assuntos Fiscais da Secretaria de Orçamento Federal, Luiz Guilherme Pinto Henriques, e o subsecretário de Gestão Orçamentária, Márcio Luiz de Albuquerque Oliveira. A expectativa é que a saída seja oficializada no Diário Oficial da União nos próximos dias. Procurado, o ministério disse que não vai comentar o assunto.

Os dois servidores trabalhavam participavam de negociações com parlamentares em torno da elaboração do Orçamento, que tem provocado embates entre a equipe econômica e a área política do governo.

Na última quarta-feira, dois secretários e um diretor do ministério foram exonerados. Foram eles Sérgio Bogéa Soares, diretor de programa da Secretaria Especial da Receita Federal; Cristiano Rocha Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital; e Gustavo José de Guimarães e Souza, secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento. De acordo com os atos publicados no Diário Oficial, todas as as exonerações foram a pedido dos funcionários.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags