Consumer Electronics Show (CES)

Correio Talks: especialista destaca as inovações tecnológicas da CES

Tony Ventura ressalta a importância de empresas contratarem profissionais que estejam por dentro das inovações tecnológicas

Em debate sobre as inovações tecnológicas e o impacto delas na sociedade, o palestrante internacional, especialista e pesquisador de novas tecnologias, Tony Ventura, apresentou as inovações propostas pela maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES) Las Vegas. A feira consiste na exposição do que há de novo em tecnologia e equipamentos eletrônicos. São mais de 130 países participando e quase 100 mil estandes de amostras.

O primeiro produto inovador apresentado por Tony é um carro que muda de cor apenas ao apertar um botão. O material utilizado é o mesmo plástico utilizado no Kindle, porém com a tecnologia adaptada e melhorada. “Você pode diminuir esses exemplos como o de trocar a cor de carro e pensar na aplicabilidade que aquela tecnologia tem para o seu negócio”, explicou Ventura.

Outro produto é uma espécie tira, em que as pessoas podem urina e, em dois minutos, ela aponta o que o corpo daquela pessoa está precisando. Cada tira custa US$ 5 (em torno de R$ 28). “O interessante é que isso estava nas mãos de grandes hospitais, agora você adquire a tira por 5 dólares e consegue, quem sabe, fazer o seu próprio check-up em casa”, acrescentou.

De acordo com Tony, as invenções podem ser utilizadas com diversos fins. “O dono da empresa utiliza a inovação que ele acha que tem aplicabilidade no seu negócio. Com isso, ele ganha mídia espontânea, ganha pessoas que estão em busca de experiências. Trazendo uma tecnologia nova, você consegue dar isso a elas”, assegurou.

“É importante você se atualizar sobre inovações tecnológicas, até mesmo daquelas que ainda não estão disponíveis para você, porque quando chegar o momento você vai estar na frente dos outros porque já vai saber o que é, e para que serve”, completa.

Sobre o "metaverso", o especialista explicou que é um universo com a realidade aumentada, que é diferente da realidade virtual. “Na realidade aumentada, você aponta a câmera do celular e você mistura o mundo real com o mundo digital. Na realidade virtual, você está imerso 100% no digital”.

“O metaverso sempre existiu. O que falta é marketing para as novas tecnologias. Em muitas empresas que visitei, inclusive de educação, eles compravam as melhores tecnologias, mas os professores, por exemplo, tentam usar, não conseguem e voltam pro convencional. A tecnologia também precisa de marketing para deixar as pessoas mais tranquilas e quebrar a barreira (de uso)”, complementou.

Por fim, Tony alertou para a necessidade de as empresas contratarem um Tec Hunter. Ou seja, uma pessoa que conheça um pouco de cada área da empresa, como vendas e finanças, por exemplo, e que procure soluções e tecnologias para melhorar cada uma dessas áreas.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Saiba Mais