Funcionalismo

Servidores do BC marcam paralisação por reajuste salarial

Ato que deve ocorrer no próximo dia 9 foi aprovado em assembleia virtual, nesta quarta-feira (2), com apoio de 90% dos trabalhadores da autarquia. Greve geral não é descartada

Fernanda Fernandes  
postado em 02/02/2022 11:43 / atualizado em 02/02/2022 12:13
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os servidores do Banco Central do Brasil (BCB) decidiram, em assembleia, nesta quarta-feira (2/2), que farão uma paralisação, de 8h às 12h, no próximo dia 9, para reivindicar o reajuste salarial da categoria. De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), 90% dos trabalhadores da autarquia apoiaram o ato, que além da reposição salarial pede pela reestruturação de carreira de analistas e técnicos do BC.

Está agendada para as 17h desta quinta-feira (3) uma reunião entre os representantes dos servidores do BC e o presidente da instituição, Roberto Campos Neto. Segundo nota da entidade representativa, a última conversa com ele foi “produtiva e positiva”.

“Temos uma boa expectativa para essa nova reunião de 3 de fevereiro. Contudo, as últimas declarações do presidente (Jair) Bolsonaro, do deputado Ricardo Barros (PP-PR) e dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) sugerem ainda que o reajuste será dado somente para os policiais federais, excluindo os servidores do BC. Por isso, a categoria aprovou manter a paralisação do dia 9”, diz o comunicado enviado à imprensa.

Segundo os servidores, na paralisação da próxima semana, a categoria decidiu não interromper nenhum serviço essencial da entidade bancária, apenas atrasar algumas entregas que ainda não foram reveladas quais serão, “pois isso atrapalharia a organização do movimento”.

Ainda de acordo com o sindicato, a categoria aguarda uma resposta concreta do governo até o dia 23 de fevereiro e, caso não haja retorno, poderá debater a proposta de uma greve por tempo indeterminado.

Os servidores do Banco Central não são os únicos que reivindicam reposição salarial. Também nesta quarta-feira, centrais sindicais de diversas categorias e servidores públicos protestam, em frente ao Ministério da Economia, pelo reajuste de salários congelados há mais de cinco anos e pela derrubada da PEC 32/2020, conhecida como Reforma Administrativa, que foi entregue pelo governo federal ao Congresso em setembro do ano passado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação