As pessoas que acreditam possuir algum "dinheiro esquecido" em bancos e demais entidades do Sistema Financeiro poderão fazer essa consulta a partir da próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, quando o serviço voltará a ser disponibilizado pelo Banco Central (BC). A página foi aberta pelo BC em 24 de janeiro, mas entrou em colapso devido ao grande número de acessos no mesmo dia. O endereço eletrônico do novo site, é https://valoresareceber.bcb.gov.br/, mas o sistema só passará a funcionar a partir da próxima semana.
Por enquanto, dentro do link, o BC explica quais os passos para reaver os recursos. Num primeiro momento, a pessoa saberá apenas se possui ou não algum dinheiro para receber, mas a quantia só será informada em outra data indicada pelo sistema. "Caso tenha valores a receber, no momento da consulta, você receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7/3/2022", explicou o BC.
A instituição também deixa claro: "Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução". O banco lembra que a consulta dos valores não poderá mais ser feita no site do BC, somente no novo link.
O cidadão deve voltar ao link valoresareceber.bcb.gov.br a partir da próxima segunda-feira e usar o CPF ou CNPJ para consultar se tem dinheiro a receber. Em caso positivo, o sistema informará a data de resgate, quando a pessoa deverá retornar ao site e usar o login Gov.br para acessar o sistema, saber o valor disponível e solicitar a transferência.
O BC lembra que é preciso ter um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. "Não será possível acessar o sistema com login do sistema Registrato", informou. O usuário poderá solicitar o resgate de duas formas. "No caso de bancos ou instituições financeiras que aderiram a termo específico junto ao BC: diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário; nos outros casos, o beneficiário informará seus dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência será informado pela instituição", afirmou anteriormente o BC.
Alerta
Se perder a data de resgate, o banco recomenda que a pessoa retorne ao site em outro dia para que o sistema informe uma nova data para retorno. O BC estima que haja cerca de R$ 8 bilhões de reais de valores a receber. Nesta primeira fase do serviço, são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos.
O Banco Central alerta a população para que não fique vulnerável a golpes. "O único site para consulta e solicitação desses valores é o valoresareceber.bcb.gov.br. O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais", indicou. Além disso, os cidadãos não devem fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.