Portugal aposta em turistas brasileiros

Fernanda Strickland
postado em 19/02/2022 00:01

O ano de 2019 foi o melhor da história do turismo em Portugal. O país recebeu 27 milhões de turistas do mundo todo, dos quais 1,28 milhão eram brasileiros, contingente que colocou o Brasil na quinta posição da lista de turistas em solo português.

Segundo o Ministério de Turismo de Portugal, desde 2016, o número de turistas brasileiros em Portugal vinha crescendo. A tendência de alta foi mantida nos dois primeiros meses de 2020, mas o movimento foi interrompido pela pandemia da covid-19. Com a reabertura da fronteira para os brasileiros, em setembro de 2021, houve uma retomada significativa de turistas para Portugal, que só não foi mais forte devido à escassez de voos e ao surgimento da variante ômicron.

Portugal tem sido mundialmente reconhecidos como um dos melhores destinos turísticos mundiais, e quer a presença dos brasileiros. "O que nós sentimos é que o brasileiro não deixou de visitar Portugal durante a pandemia. Mesmo no período de confinamento, onde era muito difícil com as restrições, o turista brasileiro sentiu vontade de conhecer Portugal", disse Lídia Monteiro, Diretora do Turismo do governo português.

"Para ele descobrir mais coisas, fizemos programas para que ele pudesse aproveitar sua viagem", afirmou Monteiro. Antes da pandemia, o brasileiro tinha várias ligações aéreas para Portugal. Durante a pandemia, esses vôos pararam. "Mas, hoje, temos cerca de 45 voos por mês", disse a diretora.

O objetivo dos portugueses é manter os índices de crescimento que vinham sendo atingidos nos últimos anos. Lídia Monteiro afirmou que, antes da pandemia, o número de visitantes brasileiros a Portugal bateu o recorde. "Assim, existe uma enorme expectativa de que, nos próximos meses, possamos dar seguimento à estratégia."

Portugal mantém a ambição de se afirmar como líder do turismo do futuro, com objetivos bem definidos no plano de ação "Reativar o Turismo/Construir o Futuro", que tem como meta gerar 27 mil milhões de euros em receitas até 2027. Segundo a diretora, o Brasil é uma das grandes apostas. "Continuamos a apostar forte nesse mercado, porque sabemos que o brasileiro tem interesse em visitar ou morar em Portugal."

Projetos

Segundo Lídia Monteiro, o objetivo é incrementar as competências dos profissionais do setor e desenvolver o turismo sustentável.

O início das celebrações do Centenário de José Saramago, celebrado autor português de mais de 40 obras e detentor do Prêmio Nobel de Literatura e do Prêmio Camões, deu origem a um projeto de turismo literário — o "Viagem a Portugal Revisited". Desenvolvido em parceria com a Fundação José Saramago, o projeto consiste numa reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra homônima, por autores contemporâneos nacionais e internacionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags