Os novos tipos de consumidores exigem que as empresas se adaptem às suas necessidades e formas de consumo. Uma pesquisa realizada pela Samba Digital, unidade de negócios digitais da Sambatech, revela que 76,2% das companhias do país estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de digitalização em suas operações.
Os mais velhos, menos adaptados à tecnologia, não serão deixados de lado, no entanto. Carlos Vian, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), avalia que, para atingir todo tipo de comprador, estão surgindo mercados diferentes, com novos serviços, voltados para as gerações mais velhas.
"Não são todos os setores, mas existem setores que estão olhando com mais calma e se preparando para esse público, até porque existe uma tendência na curva demográfica que a nossa população vai começar a se estabilizar, exatamente pela tendência das famílias terem menos filhos e as pessoas estarem casando mais tarde. O ramo de turismo, por exemplo, se adapta com pacotes para destinos específicos, destinos mais animados ou menos, dependendo da idade do seu cliente", exemplifica.
A necessidade de transformação digital também serviu para que as companhias reservassem parte da sua receita para investir em tecnologia em 2021. De acordo com o estudo, 62,5% das empresas têm planos de usar entre 10% e 30% do faturamento em processos de digitalização do negócio. Já para 16,3%, a porcentagem dos ganhos a serem utilizados ficará entre 30% e 50%. Apenas 9,6% não pretendem empenhar recursos nesse tipo de iniciativa.
"Para as empresas, quanto mais pessoas comprando, melhor. Elas não costumam excluir nenhum grupo. O que acaba mudando é a abordagem que ela adota. Eles usam estratégias diferentes. Todos os públicos são importantes, e desconsiderar algum seria um erro. Mas desconsiderar que cada público precisa de uma abordagem diferente é um erro maior", complementa Felipe Comarela, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). (GB)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.