conjuntura

Aumento no custo das produções faz preço dos imóveis subirem e vendas caírem

Comercialização cresceu 12,8% em 2021, mas encolheu 9,7% no último trimestre do ano. De acordo com associação das construtoras, alta de juros e disparada dos custos pesaram no bolso do consumidor

Fernanda Strickland
postado em 22/02/2022 06:00 / atualizado em 22/02/2022 12:01
 (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
(crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

Os lançamentos e vendas de imóveis cresceram em 2021, mas entraram em trajetória de queda nos últimos meses do ano, de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Segundo o presidente da entidade, José Carlos Martins, os custos de produção subiram muito, forçando as empresas a aumentar os preços. Com isso, os valores deixaram de caber no bolso de muitos compradores. "Há um ano e meio, já vínhamos alertando sobre o aumento absurdo no preço dos insumos. Hoje, nós deixamos de vender porque as pessoas não têm capacidade de comprar", afirmou Martins, em entrevista à imprensa.

O levantamento da CBIC apontou que, em 2021, os lançamentos avançaram 25,9% em relação a 2020, chegando a 265.678 unidades. No mesmo período, as vendas cresceram 12,8%, para 261.443 imóveis. Porém no quarto trimestre de 2021, houve uma deterioração de cenário: os lançamentos tiveram uma leve alta de 1,9% em relação ao mesmo intervalo de 2020, para 85.011 imóveis, mas as vendas encolheram 9,7%, somando 65.232 unidades. Desse modo, a oferta final — estoque de imóveis residenciais novos —cresceu 3,8% em 2021 ante 2020, para 232.566 unidades.

grafico construtoras
grafico construtoras (foto: Pacífico)

Segundo a pesquisa da CBIC, o preço médio dos imóveis residenciais subiu 10,38% em 2021, ficando abaixo da variação do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), de 13,85%. Martins explicou que o mercado cresceu no acumulado de 2021 ajudado pelos juros baixos dos financiamentos imobiliários e porque ainda não havia tanta pressão de custos até o começo do ano passado.

O economista da Terra Investimentos Luís Gustavo Bettoni acrescentou que, além das condições financeiras mais favoráveis, as vendas cresceram em 2021 devido aumento da taxa de poupança. "Famílias que não tiveram a renda afetada pela pandemia passaram a poupar mais e a ver no mercado imobiliário uma opção de investimento", avaliou. "O juro básico em suas mínimas históricas teve dois efeitos: reduziu a atratividade de aplicações em renda fixa para investidores e barateou o crédito para imóveis", explicou.

Preços

Essas condições, porém, já não eram as mesmas no fim do ano o que explica a queda nas vendas. A taxa básica de juro (Selic), que começou 2021 no patamar mais baixo da série histórica, em 2%, chegou a 9,25% em dezembro, e atualmente está em 10,75%, com tendência de alta. Além disso, a elevação dos preços dos imóveis afugentou o consumidor.

Para Bruno Sindona, CEO da incorporadora de empreendimentos populares Sindona, o cenário é delicado para as empresas, já que o aumento dos lançamentos cresceu duas vezes mais do que as aquisições, ou seja, as incorporadoras estão lançando mais do que o mercado está absorvendo. Para o consumidor, o preço está elevado. "Mas, no Brasil, comprar um imóvel é uma decisão que leva em conta diversos fatores, inclusive culturais. "É uma decisão que traz segurança para as famílias", avaliou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.