Mercado Financeiro

Oferta de petróleo vai aumentar de forma modesta durante a guerra, anuncia Opep

Objetivo, segundo comunicado divulgado ao término de uma breve reunião nesta quarta-feira (2/3), é o de "ajustar para alta seu nível total de produção em 400 mil barris por dia para o mês de abril de 2022", apesar da pressão no preço do barril

Fernanda Strickland
postado em 02/03/2022 14:01 / atualizado em 02/03/2022 14:01
 (crédito: Petrobras/Divulgação)
(crédito: Petrobras/Divulgação)

Em decisão realizada em reunião discreta, nesta quarta-feira (2/3), os 23 países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordaram em manter sua política de modesto aumento da produção de petróleo. 

O anúncio vem em um momento de pressão no preço do barril, que chegou a US$ 100 pela 1ª vez desde 2014, em razão da incerteza quanto à oferta desencadeada pela guerra da Rússia contra a Ucrânia. O objetivo, segundo o comunicado da Opep, é de "ajustar para alta seu nível total de produção em 400 mil barris por dia para o mês de abril de 2022".

A Opep — liderada pela Arábia Saudita — ratificou um aumento de 400 mil barris por dia, continuando a restauração gradual da produção interrompida durante a pandemia da covid-19, disseram interlocutores do Valor Econômico, que pediram para não ser identificados porque as negociações eram privadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação